Pplware

Apple também já usa o Google Cloud para guardar dados do iCloud

Os serviços cloud são, muitas vezes, muito mais do que realmente aparentam. Para além da parte visível, há grandes empresas como a Amazon, Microsoft ou Google, a fornecer estruturas a quem não as quer manter.

É precisamente isso que a Apple faz, para o seu serviço iCloud. A empresa revelou agora que também já conta com o Google Cloud, tendo abandonado o Azure da Microsoft.


A grande maioria dos serviços Cloud, que encontramos na Internet, estão assentes em estruturas de dados de um dos três grandes players do mercado. Tanto a Amazon como a Google ou a Microsoft estão preparadas e dominam o mercado.

Com o iCloud a Apple optou por alojar o seu serviço em várias destes serviços de clouds corporativos, aliviando o trabalho de manter e gerir toda estas estruturas.

Até agora sabia-se que o iCloud estava assente no S3 da Amazon e no Azure da Microsoft. Esta informação estava na documentação da Apple, referindo-o especificamente. Mas a documentação mudou recentemente e refere agora que, para além do S3, os dados no iCloud estão guardados também no Google Cloud.

Claro que todos os dados guardados nesses serviços estão seguros e protegidos ao acesso alheio e, mesmo que o acesso seja feito internamento pela Google, os dados estão cifrados.

A Apple garante esta componente de segurança ao fragmentar os dados em pequenas parcelas, aplicando-lhes de seguida uma cifra segura. Mesmo que o acesso aos dados seja feito, os mesmos vão estar incompreensíveis e não vão ter significado.

Já desde 2016 se falava da possibilidade do Google Cloud poder estar a ser usado pelo iCloud, mas só agora essa mesma informação foi confirmada, graças à documentação da Apple.

Exit mobile version