Os processos em tribunal, que colocam frente a frente as grandes empresas, deixam marcas nas suas relações que por vezes são difíceis de sarar.
A Apple parece ter agora reagido ao processo que a Nokia lhe colocou, retirando para isso todos os produtos da empresa finlandesa da sua loja online.
Numa medida que se entende ser de retaliação, a Apple retirou da sua loja online os produtos da empresa Withings, que eram vendidos há já bastantes anos.
A razão para esta mudança é óbvia. A Withings é uma marca que a Nokia comprou na primavera deste ano, por 192 milhões de dólares, e que foi incorporada na divisão de saúde da empresa finlandesa.
Desde há 3 ou 4 dias que os produtos Body Cardio Scale, the Smart Body Analyzer e Wireless Blood Pressure Monitor deixaram de estar disponíveis. Provavelmente esta remoção terá acontecido também nas lojas físicas.
As relações entre estas duas empresas estão tremidas desde que a empresa finlandesa colocou a Apple em tribunal por alegada utilização de patentes sem que para isso tenha pago os valores devidos.
A Apple já se defendeu e veio a público alertar para a tentativa clara da Nokia de retirar dinheiro das suas patentes, agora que a sua divisão móvel não existe.
Este é um processo que ainda deverá demorar muito tempo até que esteja resolvido. Por um lado a Nokia queixa-se que a Apple está a usar as suas patentes de forma indevida e por outro a Apple acusa a Nokia de está a tentar aproveitar-se das outras empresas, extorquindo-lhes dinheiro.