Pplware

Apple comprou a startup Silk Labs que coloca Inteligência Artificial nos dispositivos

A Apple adquiriu a Silk Labs, uma startup de IA (inteligência artificial) que tem como foco tornar o software de IA “leve o suficiente” para ser colocado no hardware do consumidor como câmaras, colunas ou qualquer outro dispositivo ao serviço do utilizador.

O site da Silk diz que pretende “trazer inteligência visual e de áudio de última geração para produtos interligados” com “imagem de última geração e reconhecimento de áudio”.


Apple aposta numa startup de Inteligência Artificial

Tal como acontece com a maioria das aquisições da Apple, os detalhes sobre o acordo são escassos, mas provavelmente ocorreu no início deste ano. Em termos de preço, o site The Information refere que o acordo era “provavelmente pequeno para a Apple” devido ao facto de que a Silk Labs empregava apenas cerca de meia dúzia de funcionários. Também arrecadou cerca de 4 milhões de dólares em financiamento.

A Silk Labs foi fundada em 2015 por três ex-funcionários da Mozilla. Na Mozilla, os três fundadores – Andreas Gal, Chris Jones e Michael Vines – trabalharam no Firefox OS, a tentativa da empresa de competir com iOS e Android.

A empresa lançou um produto chamado Sense, que entrou no Kickstarter há três anos. O Sense foi projetado para ser um “cérebro digital” para produtos domésticos inteligentes, comunicando-se com eles para melhorar a interoperabilidade e para aprender as necessidades de uma casa inteligente usada por um ser humano ao longo do tempo.

Tanto a Apple quanto a Silk Labs manifestaram interesse em usar a inteligência artificial num formato que visa proteger a privacidade do utilizador. Por exemplo, a Silk Labs falou sobre produtos de inteligência artificial nos quais a inteligência artificial é executada localmente no dispositivo de um utilizador, ao invés de ser executada na cloud.

Esta não é a primeira aquisição de inteligência artificial que a Apple fez. No passado ano, a empresa de Cupertino adquiriu uma empresa especializada em “machine learning” e a empresa de inteligência artificial Lattice Data por 200 milhões de dólares.

No início deste ano, a Apple também contratou o chefe de investigação e inteligência artificial da Google, John Giannandrea, para participar nos seus próprios esforços de desenvolvimento no campo da inteligência artificial. Este executivo foi nomeado chefe do departamento de “machine learning” (aprendizagem automática) e estratégia de IA da Apple no início deste ano.

A Apple não comentou as informações da sua aquisição da Silk Labs, nada fora do normal, portanto.

Exit mobile version