Pplware

Apple revela as 25 apps que estavam comprometidas na App Store

Depois da descoberta do XcodeGhost, na semana passada, e dos rumores da existência de apps infectadas dentro da própria App Store, a Apple confirmou hoje as 25 apps onde encontrou o malware. Essa informação foi disponibilizada de imediato na própria página da empresa.

O XcodeGhost é um novo malware criado para afectar dispositivos que corram o iOS, tendo sido utilizado uma versão modificada do Xcode aquando do processo de criação da App.

Uma versão do Xcode modificada com código malicioso foi introduzida num serviço de partilha de ficheiros do Baidu e descarregada por diversos programadores Chineses.

Desta forma esses programadores depois compilavam o software para iOS sem saberem que estavam a utilizar uma versão modificada do Xcode, o que permitiu que este malware conseguisse passar pelo processo de revisão da Apple para a aprovação das apps na AppStore.

A Apple revelou agora que ao todo são “apenas”  25 as apps (ao contrário dos rumores que apontavam para 39) que estavam infectadas na app Store da Apple. A empresa da maça continua a trabalhar no sentido de diminuir o número de equipamentos infectados e existem já até alguns programadores a lançarem correcções para o malware.

Lista de apps infectadas na App Store

Os utilizadores devem actualizar/remover imediatamente qualquer aplicação lista aqui. Alterar a password do iCloud ou quaisquer outras passswords introduzidas no seu dispositivo é também aconselhado.

Os programadores devem actualizar o Xcode para a versão 7 ou 7.1 beta e fazer o download apenas de fontes oficiais, neste caso os servidores da Apple.

Em Portugal os casos devem ser muito poucos, mas é sempre bom confirmar que sem alguma destas aplicações instaladas no seu dispositivo iOS. Saber mais aqui.

Exit mobile version