Finalmente, a Apple apresentou as novidades que muitos já apontam como prováveis há umas semanas. Novos equipamentos, novas linhas e muitas surpresas para um mercado cada vez mais apetecido. Foram várias novidades e vamos dar a conhecer cada uma delas.
O Engadget já teve acesso a algumas das novidades que a Apple apresentou ontem e já publicou um vídeo em que nos mostra os novos iMac e MacBook e naturalmente a grande novidade do dia, o Magic Mouse.
Novo Apple Remote.
O novo Apple Remote, apresenta um novo design, aproximando-se do estilo “Alumínio”, que a Apple tem reforçado nos últimos tempos. O novo comando mantém o preço de 19 Euros.
Novo Magic Mouse
Outra novidade apresentada foi o Magic Mouse, o novo rato da Apple que permite, sobre uma superfície única, os movimentos clássicos de um rato, mas também os já conhecidos movimentos multi-touch que são utilizados num trackpad de um Mac ou de um iPhone/iPod touch.
Para conhecerem melhor o novo rato da Apple, vejam o respectivo vídeo de apresentação da Apple (em Inglês).
O novo Magic Mouse estará disponível por 69 Euros.
Novo design MacBook e trackpad multi-touch
A Apple anunciou esta tarde um novo MacBook com design do tipo unibody em policarbonato, ecrã com retroiluminação LED, trackpad multi-touch e bateria integrada com uma autonomia de até 7 horas.
De acordo com Philip Schiller, vice-presidente sénior da Apple, “o novo MacBook inclui muitas das principais funcionalidades que se encontram no inovador Macbook Pro, como um ecrã com retro-iluminação por LED, trackpad multi-touch de vidro e bateria integrada com grande autonomia”.
Segundo a Apple, o novo MacBook apresenta um corpo unibody de policarbonato que o torna mais leve e mais resistente. O novo design inclui uma base anti-deslizante, mede 2,74cm de espessura e pesa apenas 2,13Kg.
Com uma nova bateria integrada (à semelhança do que já acontecia com as gamas MacBook Air e MacBook Pro), o MacBook vê a sua autonomia aumentada para cerca de 7 horas de utilização.
O novo MacBook estará disponível a partir de 899 euros, com um processador Intel Core 2 Duo a 2,26GHz e com disco de 250GB e 2GB de memória de série.
Novo Mac Mini mais rápido e com versão servidor
A Apple lançou hoje três novos modelos Mac mini mais rápidos e com mais capacidade de armazenamento e mais memória do que os da geração anterior. Entre eles, destaca-se uma versão diferente, concebida para funcionar como servidor.
A Apple parece ter dado ouvidos aos sinais do mercado. Um número significativo de clientes vinha procurando o Mac mini como uma solução de servidor mais económica e mais compacta. A pensar nesse público, a Apple apresenta agora um Mac mini sem unidade óptica, com dois discos de 500GB e com o Mac OS X Snow Leopard Server. Com um processador a 2,53GHz, o tamanho de um Mac mini e o preço de 949 euros, este novo servidor será certamente uma novidade bem recebida.
Mas também as versões destinadas aos consumidores em geral saíram beneficiadas com a actualização de hoje. Mais memória (2GB ou 4 GB), discos de maior capacidade (a partir de 160GB) e processadores mais rápidos (2,26GHz ou 2,53Ghz), fazem do novo Mac mini uma das formas mais económicas de entrar no mundo Mac, com preços a partir de apenas 549 euros.
Novos iMac (21.5 e 27 polegadas)
O novo e renovado iMac, apresenta agora dois novos displays. A partir de agora teremos displays de 21.5 polegadas com resolução a 1920 x 1080 (formato 16:9 em Full HD) e de 27 polegadas, que permitirá uma resolução de 2560 x 1440.
O modelo de topo, para além do display de 27 polegadas, apresenta um processador Intel Core i5 (o processador i7 é opcional), um dos processadores mais recentes, apresentados pela Intel.
A gama é composta por 2 modelos de cada display. O modelo mais barato custará 1.099 Euros e o modelo de topo, já aqui destacado, custará somente 1.799 Euros, isto é, o modelo de topo, que anteriormente custava 2.099 Euros, vê aqui uma descida considerável de preço. Todos os modelos, vêm com um teclado Wireless e o novo Magic Mouse.
Nota ainda para o facto deste novo iMac ter leitor de cartões SD e 3 dos 4 modelos comercializados apresentar placas gráficas ATI, confirmando que a Apple poderá estar a afastar-se da Nvidia. PRO+