Apesar de estar constantemente a ser melhorado, o serviço de mapas da Apple nunca foi uma escolha lógica para os utilizadores do iPhone. Foram vários os problemas que surgiram desde o início, mas a Apple quer eliminá-los de forma permanente.
Para isso está a preparar mais uma mudança a este serviço, onde passará a contar com informação própria e até com dados recolhidos dos utilizadores do iPhone.
A ideia da Apple é reformular de forma total e completa o seu serviço de mapas, tornando-o de forma definitiva uma alternativa viável para os utilizadores dos seus serviços. São bem conhecidos os problemas que foram surgindo ao longo dos anos e que minaram a confiança dos utilizadores.
Este cenário será algo do passado e em breve a Apple irá passar a incluir nova informação no serviço de mapas, melhorando-o significativamente.
Estas novidades vão ser lançadas de forma gradual, primeiro apenas nos Estados Unidos da América, e a um grupo limitado de utilizadores, para aferir da sua qualidade e estabilidade.
Os novos dados que vão passar a ser disponibilizados são já pertença da Apple e foram recolhidos pela empresa nos últimos meses, através dos carros que a empresa tem no terreno.
Ao mesmo tempo, e para complementar a informação disponibilizada, vai também ser obtida informação diretamente dos utilizadores, que será transmitida e guardada de forma anonimizada, protegendo os utilizadores.
Este será um passo muito importante para a Apple, que conseguirá finalmente elevar o seu serviço de mapas a um novo patamar. Segue o caminho da sua maior concorrente, a Google, e passa a recolher de forma direta os dado, usando também os utilizadores para obter informação.