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Apple Pay pode ser um grande negócio para o Android

Por Hugo Sousa para Pplware.com

A gigante de Cupertino lançou esta segunda-feira o seu mais recente produto, o Apple Pay. Trazendo desta forma uma enorme publicidade para uma tecnologia que já está incorporada em milhões de Androids mas ainda sem muita aceitação.

Especialistas afirmam que o Apple Pay irá ser muito importante para a tecnologia já usada nos Androids.

Com certeza, a gigante de Cupertino, com o lançamento do Apple Pay, vai de alguma forma ajudar o Android, uma vez que esta tecnologia já está há muito implementada nestes equipamentos. Contudo, devido a algumas implementações desajeitadas e devido a uma certa desconfiança, não tem sido muito bem aceite, mas não deixa de estar no mercado há algum tempo!

Certo é que a indústria de pagamentos espera que com o lançamento da Apple, o impacto seja maior nos utilizadores mesmo nos que utilizam Android. E os depoimentos dos principais agentes deste mercado são disso reflexo.

“Eu acho que, sem dúvida, a Apple tem um lugar único no ecossistema móvel, com hardware, software e serviços”

James Anderson, vice-presidente sénior de pagamentos emergentes da MasterCard

  Esta é uma tecnologia muito simples de usar, bastando colocar um cartão ou mesmo um Smartphone com tecnologia NFC perto do leitor para o pagamento ser efectuado. Sendo que, como medida de segurança poderá ser pedido um código numérico, como medida de segurança adicional.

 

Uma Experiência Elegante

O sistema NFC marca pela diferença uma vez que o utilizador não necessita de qualquer código numérico para confirmar a transacção, bastando para isso colocar o dedo sobre o sensor de impressão digital.

“Eu acho que o que a Apple tem feito é criar uma experiência muito elegante acerca dos pagamentos NFC. Isso, combinado com o número de utilizadores da Apple, vai ser muito catalítico para os pagamentos NFC.”

Sam Shrauger, vice-presidente sénior de soluções digitais da Visa

  Esta segunda-feira em San Francisco Shrauger fez uma demonstração onde utilizou o iPhone 6 para efectuar um pagamento.

Para fazer o pagamento Shrauger apenas aproximou o dispositivo do terminal de pagamento fazendo com que o iPhone acordasse automaticamente, bastando depois segurar o dedo no sensor iTouch para proceder ao pagamento.

“É uma experiência de utilização muito agradável”

James Anderson, vice-presidente sénior de pagamentos emergentes da MasterCard

  O sucesso da gigante de Cupertino deve-se à experiência que fornece aos utilizadores com os seus produtos. Sendo que esses produtos são desenvolvidos para possam executar da melhor forma uma determinada função e não para serem os primeiros no mercado. Exemplo disso são produtos como o iPod, o iPhone ou até mesmo o iPad, que não sendo os primeiros do mercado, tornaram-se quase imbatíveis.

 

Fichas de Pagamento dificultam violações de segurança

Esta talvez seja a maior inovação nesta tecnologia, pois com o Apple Pay o número de cartão de crédito não é trocado com a entidade vendedora, mas sim um sinal de pagamento. O que significa que se o terminal for atacado por cibercriminosos, eles nunca terão acesso ao número de cartão de crédito do utilizador.

Por sua vez o Android utiliza um sistema de segurança mais básico, onde cria um cartão MasterCard virtual para realizar a transacção, método que não é tão seguro como o que está a ser utilizado pela Apple, mas tem um bom grau de segurança também.

Outra característica diferenciadora é o facto de que a Apple não vê que transacções são efectuadas pelo cliente e em que altura as fez, ao contrário da Google que controla todas as transacções dos seus utilizadores, retirando assim privacidade ao consumidor.

Mas estes dois players estão já muito bem colocados na corrida pelo novo grande negócio que nos próximos anos lhes vai trazer milhões de lucro. A Apple estudou um método muito próprio, construiu infraestruturas nos seus dispositivos mas a Google tem milhões de terminais e um mercado bem mais alargado. É agora uma questão de números e estratégias.

Vamos ver qual dos dois gigantes terá melhor desempenho nesta nova “galinha dos ovos de ouro”.

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