Pplware

Apple – Novos Mapas em 3D já no Verão na versão iOS 6

Uma das fonte de rendimento da Google, e das maiores, são as aplicações que estão ao serviço do iOS da Apple. Mais concretamente o Google Search e Google Maps. Em Março passado foi apresentado um relatório onde dava conta que o retorno destes serviços era de mil milhões de dólares por ano. A questão que se colocava era: se este rendimento é dos mais importantes que a Google aufere, será que a Apple não irá produzir os seus próprios serviços que possam substituir os da Google e com isso deixar de pagar estes valores à Google?

A resposta está aí e no caso dos Mapas era já um produto que se esperava. A Apple, depois de comprar uma empresa, em 2009, que se dedicava à produção de appi’s de mapas, a PlaceBase, e depois de comprar a Poly9, em 2010, empresa de mapas online, concentrou esforços para produzir uma ferramenta de Mapas onde levasse mais além o detalhe, principalmente onde pudesse oferecer uma visão tridimensional mais realista. Segundo fontes que viram já o produto os novos mapas em 3D estarão prontos na próxima versão do iOS 6 e será apresentada já neste verão.

A Apple tem estado a trabalhar desde há uns anos para cá numa solução proprietária de mapeamento e este ano a empresa de cupertino está finalmente pronta a lançar uma nova aplicação de Mapas para iOS. Esta solução irá substituir a aplicação da Google que está no iOS desde há vários anos. O site BGR conseguiu informações exclusivas e tirou fotos de parte das opções que o novo produto irá oferecer. Nela poderemos ver novos botões de navegação e uma interface cheia de novidades.

O esquema de cores foi alterado. A nova barra de navegação em vez do azul tradicional, passa a prata, o que poderá ser um indício que o esquema de cores no iOS 6 também sofrerá alterações nessa área. A versão para iPhone do Maps tem um novo botão, que está dentro do espaço do mapa, muito parecido com o que a Google fez na app Maps no Android e encontra-se no canto inferior esquerdo.

Este botão permite o acesso às imagens em 3D, que faz uso da tecnologia C3, tecnologia adquirida pela Apple em Outubro do ano passado, que permite criar fotografias realistas dos ambientes citadinos. Desta forma podemos comutar de uma visão em 2D para 3D com detalhes impressionantes. Tudo ao alcance de um botão.

A Apple está a dar os toques finais nas funcionalidades dos mapas em 3D e está em teste na versão 10A3XX do iOS 6.

Poderá a Apple deixar a Google e apresentar uma aplicação com mais qualidade que o Google Maps?

 

Exit mobile version