Pplware

Apple Lisa – Em 2018 poderá descarregar gratuitamente o SO

A Apple tem uma história já com 42 anos. Empresa fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne recebeu o nome de Apple Computers INC., em 1976. Desde então colocou no mercado muitos produtos que foram revolucionários na sua época, entre esses produtos estão os sistemas operativos.

Atualmente, a Apple apresenta um sistema operativo para os seus Macs chamado macOS, baseado no sistema UNIX e cuja interface gráfica é das mais avançadas e com melhor design que existe no mercado. No entanto, nem sempre foi assim. Para chegarmos onde nos encontramos hoje foi necessária uma evolução contínua que teve o seu início com o Apple Lisa, o primeiro computador para o escritório com uma interface gráfica. Vamos conhecer um pouco sobre este computador.


O sistema operativo do Apple Lisa renascido…

O processo normal de um sistema operativo leva que ele evolua, cresça e amadureça até certo ponto conforme as necessidades do mercado, contudo, também chega a uma altura em que fica obsoleto, principalmente quando o software que gravita à sua volta deixa de ter atualizações e perde interesse. Passam, alguns, a fazer parte da história viva de evolução do segmento.

Já no próximo ano, o Museu da História do Computador (Computer History Museum) irá tornar disponível o código fonte do histórico sistema operativo do Apple Lisa de forma gratuita e Open Source.

Deste modo, os entusiastas de tecnologia serão capazes de experimentar um dos mais antigos sistemas operativos da Apple e poder sentir como terá sido a experiência de utilização de um dos primeiros sistemas operativos com uma interface gráfica semelhante à que conhecemos hoje.

 

Uma breve história do Apple Lisa…

Foi em 1979 que se realizou a célebre visita da equipa de engenheiros da Apple, liderada por Steve Jobs, ao Xerox PARC com o objetivo de ver e experimentar os protótipos mais avançados da altura de interfaces gráficas. A partir daí, o sistema operativo para o Apple Lisa começou a ser desenvolvido de modo a apresentar uma interface gráfica agradável.

Com o Apple Lisa, a marca da maçã redefiniu aquilo que era possível fazer num computador. A sua avançada interface gráfica tinha janelas e ícones. Para além disso era possível agrupar ficheiros e outro conteúdo em pastas. De modo a que funcionasse era necessário um rato. Em 1983 tudo isto era tecnologia de ponta.

Ainda assim, o Apple Lisa foi um grande falhanço e deu origem a um dos momentos mais importantes na história da Apple. Foi a partir daqui que começaram os desentendimentos entre Steve Jobs e o CEO da altura, John Sculley. Eventualmente, Jobs viria mesmo a ser afastado da empresa que fundara juntamente com Steve Wozniak.

O nome do computador foi dado por Steve Jobs de modo a que fosse igual ao da sua filha Lisa Nicole Brannan-Jobs. No entanto, a informação oficial fornecida pela Apple à imprensa e ao seus clientes era que Lisa significava “Local Integrated System Architecture”.

 

Em resumo…

Se é uma pessoa interessada em tecnologia e se gosta de reviver o passado, não pode perder já em 2018 a oportunidade de experimentar um dos legados da Apple em termos de software. Para além disso, esta será uma excelente oportunidade para os mais novos terem acesso a tecnologia com a qual nunca chegaram a conviver.

Exit mobile version