É verdade que o mercado dos tablets tem vindo a sofrer uma quebra e a oferta, por parte das marcas, para este segmento também tem abrandado. No entanto, a Apple continua a apostar forte neste segmento e acaba de anunciar o novo iPad Pro, fazendo também um balanço ao mercado dos tablets.
Tim Cook mostrou que a linha iPad está forte e que vende mais que os seus concorrentes. O que traz o novo iPad Pro (2018)?
iPad Pro com Face ID, USB-C….
Está anunciado oficialmente o novo iPad Pro. A Apple apresentou-o no palco do seu evento que decorre em Brooklyn, Nova Iorque.
Molduras mais finas, Face ID, uma porta USB-C e especificações muito mais poderosas do que o seu antecessor.
Assim como nos anos anteriores, o novo iPad Pro vem em dois tamanhos de ecrã, mas ficaram ainda maiores. O iPad Pro está disponível nos tamanhos de 11 e 12,9 polegadas.
Novo processador A12X Bionic
O novo iPad Pro de 2018 vem equipado com o novo chip A12X Bionic da Apple, com CPU de 8 núcleos e GPU de 7 núcleos. Isso leva a um desempenho de núcleo único 35% mais rápido e um salto para 90% mais rápido para tarefas multi-core.
Jogos com um realismo nunca visto num dispositivo móvel
Quanto à GPU, Jon Ternus, da Apple, disse que “o iPad Pro oferece desempenho gráfico de classe do Xbox One S num pacote muito menor”.
Agora o iPad Pro traz USB-C e pode carregar o iPhone
A transição do iPad da porta Lightning, proprietária da Apple, para o USB-C é um movimento que a empresa ainda não considerou adequado para os seus iPhones. Até porque, como vimos, os recém-lançados iPhones XS e XR continuam a usar o Lightning.
Agora, nos iPads a história mudou. Colocar o USB-C num iPad fortalece ainda mais o dispositivo como uma alternativa ao computador – se ainda não for uma substituição completa, como mostram os números na imagem de cima.
A nova porta abre novos recursos para o iPad Pro, tais como a carga para um dispositivo externo. Agora pode carregar o seu iPhone recorrendo à bateria do iPad Pro.
Apple Pencil está moderno… finalmente!
As novidades ainda estão longe de acabar, há ainda o lançamento do novo Apple Pencil.
Este dispositivo foi redesenhado e tem mais funcionalidades. Acabou o método de carregamento que era um pouco ridículo e esta caneta agora carrega de forma wireless quando, magneticamente, se cola ao iPad.
Os novos iPad Pros têm quatro alto-falantes que proporcionam um som estéreo mais amplo, uma câmara de 12 megapixels (capaz de gravar vídeo 4K / 60) e oferecem gigabit LTE em “modelos celulares”.
Estes novos iPads trazem um carregador de 18 watts na caixa, e a Apple diz que a duração da bateria é boa para até 10 horas de uso contínuo.
Quando começar a usar a caneta automaticamente o dispositivo irá iniciar a app Notas.Há muitas outras aplicações com atualização para as novas funcionalidades da Apple Pencil.
Novo teclado e o fim do botão Home
A Apple ao acabar com o botão Home e ao trazer mais tecnologia de toque para o iPad Pro abre as portas aos programadores para criar elementos de interação. Novas formas de trabalhar e interagir são agora mais necessárias que nunca.
A empresa de Cupertino sabe que mesmo tendo o iPad Pro um ecrã fantástico e mais ações através dos gestos, o teclado é outro ponto fundamental. Assim, a Apple está a atualizar o antigo Smart Keyboard, agora chama-se Smart Keyboard Folio, para permitir que o iPad fique em dois ângulos de escrita diferentes.
E os preços?
Bom, a Apple refere que é um preço muito interessante e que o mercado não tem dispositivos com estas capacidades e a um preço mais baixo. Começa a ser vendido já hoje e será entregue a partir do dia 7 de novembro.
Custará nos Estados Unidos, o iPad Pro de 12,9″, de 64 GB por 1129 euros. Este equipamento vem com armazenamentos de 64GB, 256GB. 512GB e 1TB. Os preços serão igualmente crescentes!
Estes são os preços no mercado nacional:
- iPad Pro 11″ 64GB – 909 euros
- iPad Pro 11″ 256GB – 1079 euros
- iPad Pro 11″ 512GB – 1299 euros
- iPad Pro 11″ 1TB – 1739 euros
- iPad Pro 12,9″ 64GB – 1129 euros
- iPad Pro 12,9″ 256GB – 1299 euros
- iPad Pro 12,9″ 512GB – 1519 euros
- iPad Pro 12,9″ 1TB – 1950 euros
O novo iPad Pro estará disponível em breve em todo o país.