A Apple tem paulatinamente equipado o seu serviço iCloud. Não cometendo erros de outrora, a empresa de Cupertino lançou ao público um serviço que estava há algum em versão beta.
Conforme havíamos já informado, o iCloud cresceu em termos de oferta e hoje traz mais serviços que usufruem da nuvem para facilitar a vida aos utilizadores dos sistemas iOS e Mac OS X, além de serviços também desenhados para Windows.
O centro das operações é cada vez mais o iCloud, este agora, com as novas alterações deixou de ser beta e passou a ser aberto para todos os seus utilizadores.
Este serviço além de oferecer espaço para backup dos iDevices, o iCloud.com oferece serviço de produtividade. Os actuais Mail, Contactos, Calendário, Encontrar iPhone e iWorks permitem sincronizar os respectivos dados com os dispositivos Apple, quer com iOS quer com Mac OS X.
Agora, na nova versão, a Apple acrescentou o Lembretes e o Notas e melhorou o Calendário e o Encontrar o meu iPhone.
O Notas actualiza agora todas as notas que forem deixadas na aplicação o que ajuda bastante tendo em conta a facilidade de utilização desta ferramenta. Traz um novo look com ligeiras melhorias visíveis em todos os dispositivos. Os utilizadores podem criar, editar e excluir notas, com as actualizações a serem reflectidas nos dispositivos iOS em tempo quase real.
O aplicação Calendário não tem qualquer alteração imediatamente visível, no entanto foi desprovido de lembretes que passaram a estar na sua própria aplicação.
Os Lembretes fazem parte da nova versão e trazem todo o potencial que já conhecíamos do iOS, assim temos já uma interacção maior com o Mac OS X Montain Lion. Pode colocar tudo nesta aplicação online que será transposto para o seu iPhone quase em tempo real.
O Find my iPhone foi polido e agora em cada dispositivo aparece o ícone da bateria para dar indicações do estado da mesma. Nesta altura os mapas ainda são os da Google mas deverão ser em breve os da Apple, isto quando a versão do iOS também já estiver lançada no mercado, já no próximo dia 19 de Setembro.
A Apple está apostada em satisfazer os mais de 125 milhões de utilizadores do iCloud e não será surpresa se dentro em breve algo mais aparecer, pois este será o centro de operações de segurança e produtividade do iOS e do Mac OS X, onde todos os dispositivos e aplicações poderão interagir para melhorar o ecossistema Apple oferecido ao utilizador.