Por norma as versões de testes do software da Apple são discretas e vão acumulando novas funcionalidades à medida que as builds são apresentadas.
Mas as novas versões hoje apresentadas merecem destaque por tudo o que de novo apresentam. O iOS 9.3, o tvOS 9.2 e o watchOS 2.2 chegaram e estão repletos de novidades.
Estas novas versões beta são ainda as primeiras destes “sistemas operativos” e os testes vão iniciar-se agora que chegaram às mãos dos developers.
Vamos conhecer o que a Apple criou para cada uma das versões e como vão melhorar a utilização dos dispositivos da Apple.
iOS 9.3 Beta 1
Esta nova versão do iOS reúne um conjunto alargado de novidades, criadas não apenas para o iPhone, iPod Touch, mas também focadas no iPad e nas suas muitas funcionalidades recentemente incluídas.
Com esta versão a Apple introduz a possibilidade de serem usados vários perfis de utilizador no iPad, podendo estes serem partilhados em ambientes de ensino.
Mas virado ainda para a vertente de ensino, a Apple lançou a aplicação Classroom, que permite aceder a conteúdos dedicados à escola. Associado a ele está ainda um serviço da Apple, o Apple School Manager, que permite a gestão centralizada de todos estes equipamentos, de perfis e de conteúdos.
Mas as novidades do iOS 9.3 não ficam por aqui. Há agora um novo modo de leitura noturno, que adapta o iPad às condições de luz e permite uma utilização dos dispositivos mais ajustada.
Mas há mais. A aplicação de Notas passa a ter uma zona privada, acessível apenas com a autorização do utilizador. Também a aplicação de Notícias passa a ser mais configurável e adaptada ao utilizador.
A app Saúde conta agora com informação recebida directamente do Apple Watch, o que permite reunir ainda mais dados sobre o utilizador. A Apple levanta o véu ao que vai trazer de novo aso Apple Watch.
Por fim o Apple CarPlay foi também melhorado e tem agora integração directa com o Apple Music.
tvOS 9.2 Beta
O novo sistema operativo da Apple TV tem crescido de formas sustentada e torna-se numa plataforma apelativa para os programadores. Esta nova versão traz algumas novidades de peso que vão melhorar a usabilidade e criar novas formas de interagir com a mais recente “consola” da Apple.
Passa a estar disponível o suporte para emparelhamento de teclados via bluetooth, organização de aplicações por pastas no ecrã principal, uma nova interface no App Switcher e uma aplicação nativa para Podcasts da Apple.
Existem também optimizações no Siri e outras melhorias. A Apple adicionou o suporte para dois novos idiomas à Siri: US Spanish e French Canadian.
watchOS 2.2 Beta
Também o Apple Watch viu chegar uma nova versão do seu sistema operativo. Esta é de todas a que menos novidades tem, mas ainda assim as que chegaram são dignas de nota.
A principal de todas, sem qualquer dúvida, é a possibilidade de poder agora serem sincronizados dois relógios em simultâneo. De notar que para poder usar esta funcionalidade ambos os relógios tenham de estar com a versão 2.2 do watchOS instalada.
Pode não parecer muito lógica esta nova funcionalidade, mas caso a Apple decida investir na criação de outros wearables, esta será obrigatória. Aqui também poderá haver novidades (para breve) que justifique esta inclusão.
A somar a estas três novidades, surgiu ainda a versão 10.11.4 do OSX, mas ainda não existem detalhes relevantes sobre ela (daremos conta mais adiante). É curioso ver que a Apple, no caso do iOS e do OSX vá manter duas linhas de testes em simultâneo.
Caso queiram ter já acesso a estas novas versões devem ter uma conta de developer registada na Apple. Basta depois aceder ao Developer Center e seguir as instruções dadas.