Pplware

Apple: Jony Ive afirma que algumas pessoas usam mal o iPhone

Para além de Steve Jobs, o Chefe de Design da Apple Jony Ive foi, sem dúvida, uma das pessoas mais importantes na criação dos produtos que hoje todos gostamos.

Durante a semana passada, numa rara entrevista pública, Jony Ive partilhou algumas opiniões e pensamentos acerca do iPhone e afirmou que não está a ser utilizado da forma correta por algumas pessoas.


Durante a última década, a Apple criou produtos incríveis e foi capaz de nos dar dispositivos que nunca pensámos precisar. Em 2007 e 2010, Steve Jobs foi capaz de apresentar o iPhone e o iPad, respetivamente, e, deste modo, criar duas novas categorias no mercado tecnológico.

Numa entrevista a Jony Ive, durante a New Yorker TechFest, várias afirmações foram ditas e muitas perguntas foram respondidas. Segundo o Chefe de Design da Apple, o iPhone foi criado para colmatar algumas necessidades que os telemóveis da época ainda não eram capazes.

Quando estávamos a trabalhar no iPhone, certamente, grande parte da nossa motivação vinha da amargura criada pelos telemóveis que estávamos a utilizar.

Após esta afirmação, o moderador da conversa questionou Jony Ive: “Porque? Sentiam-se mal ao segurá-los, não funcionavam ou tinham um design de porcaria?”

Com boa disposição, com o seu icónico sotaque britânico, Jony Ive disse que era por todas essas razões. De facto, a maioria dos telemóveis da altura eram de fraca qualidade e eram muito pouco ambiciosos.

 

O iPhone…

Nesta conversa, dirigida a todos os amantes de tecnologia e fãs da Apple, não podia faltar a típica pergunta: de que forma o iPhone ajudou a mudar o Mundo?

De facto, esta foi uma tecnologia que revolucionou o mundo das comunicações mas que muitos não aproveitam da melhor forma.

Como qualquer outra ferramenta, é possível observar usos incríveis e mau uso.

Acima de tudo, Ive criticou as pessoas que são completamente viciadas e que ficam coladas ao ecrã, esquecendo o mundo que as rodeia. Entre notificações e updates das redes sociais, há inúmeros utilizadores que se esquecem da vida real. Ainda nesta abordagem, Ive destacou a importância que o Apple Watch trouxe para a sua vida no que respeita a este aspeto.

 

Steve Jobs e a cultura na Apple

Para além de muitos outros tópicos de conversa, Steve Jobs não poderia ficar esquecido. Sem dúvida que a sua presença na Apple nos anos mais próximos da sua morte foi algo ímpar.

Para Jony Ive, Steve Jobs foi um excelente professor que lhe transmitiu importantes valores, como a importância do foco para a criação de produtos inovadores.

No nosso primeiro encontro, de uma maneira algo chocante, demos o clique. Estabelecemos um entendimento mútuo.

Os dois tornaram-se amigos chegados. Almoçavam juntos todos os dias e trabalhavam em sintonia durante grande parte do dia.

A cultura na Apple é, sem dúvida, algo diferente. O público espera que a empresa apresente novos produtos incríveis todos os anos, e isso cria certos sentimentos que por vezes tornam-se difíceis de lidar.

Eu penso que nós somos um conjunto de pessoas ansiosas e bastante preocupadas que geralmente assumem que não estão a trabalhar, a menos que provem o contrário

Certamente que, na Apple, o reconhecimento do público é algo de extrema importância para todos os que trabalham lá. Quando as pessoas se mostram interessadas por novos produtos e ficam entusiasmadas, isso significa que todo o trabalho valeu a pena.

Exit mobile version