Pplware

Apple: iPhone 6S, Apple TV, iPad Pro, iOS 9 e novo Siri

Hoje a Apple vai apresentar, como é habitual, novos produtos para o seu portfólio. Esperam-se sobretudo novidades do ponto de vista tecnológico, não havendo rumores que nasceu algo que crie um novo segmento. Essa era acabou, parece-nos.

Assim, do iPhone ao iPad, do Apple Watch à Apple TV, poderemos assistir a um desenrolar de “coisas” que levarão o mundo a degustar cada novidade, como se fosse um sabor novo e único. No fundo esta é uma keynote “One more thing…”.

Concretamente, os rumores dizem-nos muitas vezes qual a direcção que estas marcas estão a apontar. Mesmo que muita coisa não seja correcta, pelo que sabemos do passado, grande parte destas previsões acontecem. Assim, logo, o mundo poderá esperar novidades dentro dos seguintes dispositivos e software.

 

iPhone 6S ou iPhone 7?

Será iPhone 6S ou iPhone 7? Aqui o último rumor diz-nos que será iPhone 6 S. Isto diz-nos muita coisa, diz-nos por exemplo que a evolução é de tal ordem que a própria Apple não o considera uma actualização mas sim um modelo novo.

 

Mas o que poderá trazer de novo o iPhone 6?

O mercado em geral está a apostar que a Apple apresente o novo iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Também é de esperar que apareça de novo um iPhone mais pequeno e mais barato, o iPhone 6C.

No que toca ao iPhone 6 e ao iPhone 6 Plus o design será igual, poucas alterações, o ecrã do mesmo tamanho 4.7″ e 5.5″, ligeiramente mais fino, deverá agora ter entre 6.0mm e 6.5mm, espessuras muito similares ao actual iPod Touch que tem 6.1mm. Em comparação com o modelo actual do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, estes têm 6.9mm e 7.1mm de espessura respectivamente.

Vídeo bastante esclarecedor, via Macrumors:

O chassi será de um novo tipo de alumínio chamada série 7000 que dizem ser mais resistente. Será certamente a Apple a prevenir que um equipamento mais fino não dobra como vimos no iPhone 6 Plus. Dentro do capot estará o novo SoC A9 fabricado pela Samsung com tecnologia de 14 nm FinFet, com dois ou quatro núcleos de processamento, e uma potente gráfica integrada PowerVR serie 7.

Em termos de tecnologia “palpáveis” a novidade parece ser o Force Touch que aumentará e melhorará as funcionalidades de pressão no ecrã, alias, a Apple já tinha apresentado esta tecnologia quer no ecrãs do Appel Watch quer no trackpad do Macbook e Macbook Pro, nas linhas mais recentes.

Outro ponto importante será a inclusão, finalmente, de 2GB de Ram. Poderá trazer uma porta USB Type C. esta novidade seria importante mas…

 

Novo iOS e novo Siri

Estes novos iPhones serão já distribuídos com o novo iOS 9 que trará algumas novidades, entre elas o novo Siri. A Apple anunciou uma nova versão do Siri com muitos novos recursos no iOS 9. O Siri pode agora mostrar fotos recentes, criar lembretes sobre páginas web e outros conteúdos in-app, detectar quando o utilizador entra no seu carro e apresenta uma nova interface inspirada no Apple Watch.

 

Melhoramentos na câmara

O novo iPhone e iPhone Plus devem trazer uma nova câmara, a traseira de 12-megapixel e a de vídeo conferência de 5-megapixel, em comparação, o iPhone 6 está equipado com câmara traseira de 8-megapixel e a de video conferência é de 1.2-megapixel, um salto considerável neste ponto.

As novas câmaras principais terão a capacidade de fazer fotos em alta resolução e vídeo a 4K, com a funcionalidade slow-motion gravada a 240 FPS. A câmara frontal terá também novas funcionalidades, como por exemplo flash, foto panorâmica e gravação de vídeo em modo slow-motion a 720p.

 

iPad Pro

Uma grande novidade que também tem sido muito falada, alias já chegamos mesmos a enquadrar a sua existência com as parcerias que a Apple tem feito ao nível empresarial, é o novo iPad Pro.

Este deverá ter um ecrã de 12.93 polegadas, com uma resolução de 2732×2048 pixels a 264 PPI. No interior deverá bater um processador A9 com 2GB de RAM, trará uma stylus Force Touch, colunas stereo, Wi-Fi, LTE e possivelmente uma nova porta USB-C, para ligar os periféricos que se justificarão mais a um nível empresarial.

Este iPad Pro será essencialmente mais largo que o iPad Air, dirigido ao target profissional com algumas das novidades que aparecerão no novo iPhone, como por exemplo Touch ID, NFC para Apple Pay e porta Lightning. Óptimo para correr aplicações em janela dupla, lado a lado, funcionalidade já apresentada pela Apple para o iOS 9, terá, contudo, uma versão dirigida a si, dizem que a Apple estará já com o iOS 9.1 pronto para começar a comercializar no mês de Outubro este novo iPad.

 

iPad mini 4

O iPad mini 4 poderá igualmente ser apresentado. Este no final de contas vai beneficiar das novidades que estão a ser avançadas como possíveis quer no iPhone 7 ou 6S como no iPad Pro (algumas só). O iPad mini 4 terá um ecrã de 7.9 polegadas, irá ter uma actualização nas suas câmaras, possivelmente a câmara principal passará a ter 8-megapixel, terá uma espessura de 6.1mm e um melhoramento no ecrã, em termos de tecnologias de anti reflexo e anti dedadas.

Vídeo bastante esclarecedor, via Macrumors:

Dentro do capot trará um processador A8X ou mesmo o novo A9, trazendo ao utilizador a capacidade de multi-tarefas de divisão de ecrã do iOS 9. Há algumas tarefas neste âmbito, por exemplo, este não fazendo todas as multi-tarefas pode, contudo, fazer Slide Over, Split View e Picture in Picture.

 

Apple Watch

Não será esperado de certeza um novo relógio da marca de Cupertino, até porque o actual ainda tem muito para dar. É esperado sim o novo sistema operativo, com mais novidades que aquelas que foram já avançadas, na última WWDC2015 em Junho passado.

 

WatchOS 2

É esperada uma nova cara para os relógios da Apple. A entrada em cena do watchOS 2 e o seu anúncio meados deste mês, lançamento final, deverá também ser feito hoje. A Apple, contudo, deverá lançar a versão final golden master (GM) beta do watchOS 2 no final da keynote de hoje.

Uma das novidades que será avançada pela Apple será a das novas braceletes e bandas que vão dar um toque novo ao visual e aumentar as funcionalidades, Vamos ver se aqui, além das cores, nasce uma nova linha de material de desporto (incluíndo capas de protecção para evitar alguns males que afligem o Apple Watch). Isto poderia ser lançado durante o mês de Outubro, dizem!

 

iOS 9

Por fim é de esperar uma grande informação sobre o iOS 9. A empresa de Cupertino deverá explicar detalhadamente as novidades e o que trará de benefícios a cada dispositivo, deverá anunciar que no dia 16 de Setembro será lançada uma versão final, mas a GM deverá já hoje ser lançada, além disso saberemos que esta nova versão será suportada pelos dispositivos: iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5, iPhone 4s, iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Air, iPad Air 2, iPad mini, iPad mini 2, iPad mini 3 e pela quinta geração do iPod touch e seguintes.

Como já referimos o novo iPhone 6S ou 7 e iPhone 6S Plus já virão de fábrica com o iOS 9.

 

E a Apple TV?

Agora noutro registo, temos de falar na tão badalada Apple TV. Sim porque é quase uma certeza (pela tão grande expectativa criada) que a Apple irá apresentar o novo modelo desta caixa mágica.

A quarta geração da Apple TV receberá o maior upgrade de sempre. Os rumores dão como certa a inclusão do novo processador A8, acesso à App Store, que deverá criar mais um segmento de desenvolvimento de apps, Siri, integração profunda do HomeKit e um desenho novo da interface. Além disso, poderá ser lançado um novo comando, mais moderno e com funcionalidades mais alargadas.

Vídeo bastante esclarecedor, via Macrumors:

 

Televisão e os Jogos na Apple TV

O novo controlo remoto poderá também ser um comando de jogos, isto quando se avança a possibilidade da nova Apple TV ter a capacidade de descarregar jogos e os permitir jogar directamente na TV. Será um salto ameaçador para o resto do mercado das consolas gaming.

Além do novo SDK, que trará mais software a esta “consola”, a facilidade que conhecemos nos produtos da Apple em descarregar jogos e no preço comercializado poderá indicar que é um segmento onde a Apple estará a entrar com toda a força.

A simplicidade de ligar a TV, ir à Apple TV, App Store, jogos, escolher um jogo, pagar um ou dois euros, descarregar e jogar… é uma tarefa que qualquer pessoas já sabe fazer.

Esta nova Apple TV trará um Siri muito mais interactivo, mais afinado o que poderá dar um avanço no que toca aos assistentes no espaço doméstico. A nova Apple TV deverá ter um preços de 149 dólares, a versão de 8GB ou 16GB, e começará a ser comercializada já no próximo mês de Outubro, segundo alguns indicadores.

Há rumores recentes que dão conta de que a Apple estará interessada em desenvolver conteúdos próprios para a Apple TV, pelo que também pode ser anunciado um serviço de subscrição ao estilo Netflix.

 

E mais novidades, haverá?

A Apple irá falar de melhoramentos no serviço Apple Music, com os números dos milhões de subscritores… alias, o que não faltará serão números ao milhões. Milhões de unidades vendidas do Apple Watch, Milhões recorde de iPhones vendidos no último ano, milhões de iPads, e muitos outros milhões de dólares que os developers ganharam…

Será uma keynote memorável que iremos, aqui no PPLWARE, seguir e dar conta de cada novidade. Hoje, esteja connosco às 17:30.

Exit mobile version