As novas versões dos sistemas operativos são normalmente bem-recebidas pelos utilizadores. Com o Windows 10 isto não aconteceu e a Microsoft acabou por tentar forçar a sua instalação, o que foi mal recebido pelos utilizadores.
A Apple parece estar agora a seguir o mesmo caminho ao tentar forçar a instalação do macOS High Sierra em computadores que ainda não tenham esta versão.
As críticas à Microsoft, quando esta tentou forçar a atualização dos sistemas mais antigos para o Windows 10, foram muitas e sempre focadas no direito dos utilizadores a poderem rejeitá-la.
Mas agora, muito tempo depois, é a vez da Apple seguir o mesmo caminho e tentar forçar os seus utilizadores a fazerem a atualização para o macOS High Sierra.
A mensagem a aconselhar essa atualização está a surgir a todos os que correm o macOS 10.12 Sierra ou uma versão anterior, não havendo forma clara de o rejeitar. Apenas se clicarem na opção Details é que são encaminhados para a App Store e o alerta desaparece.
Mas pior que o alerta que não pode ser rejeitado é o facto da Apple forçar a descarga do macOS 10.3 High Sierra sem a autorização do utilizador ou o notificar.
Para além da largura de banda consumida sem que os utilizadores saibam, esta atualização vai também ocupar espaço em disco até que seja instalada e que possa ser removida.
Como contornar este problema
Felizmente existe uma forma de contornar este último passo da Apple. Acedendo às Preferências do Sistema, devem escolher a opção App Store.
Ai dentro devem remover a seleção da opção Descarregar atualizações novas em segundo plano. As próximas novidades da Apple não vão ser descarregadas sem a autorização e o conhecimento dos utilizadores.
Com esta nova medida, a Apple parece estar assim a seguir os passos da Microsoft, que tantas críticas lhe valeram e que acabou por levar a empresa de Redmond a tribunal em vários processos.