As bases do projecto Macintosh surgiram no início de 1954 com Jef Van Dam, que imaginou um computador fácil de utilizar e barato para grandes empresas. O primeiro protótipo produzido por Burrell Smith obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um ecrã de 256×256 pixeis em preto e branco.
Bud Tribble, um programador que trabalhava no projecto Macintosh, propôs que se adaptassem os programas gráficos do Lisa e perguntou se seria possível integrar o processador Motorola 68000 do Lisa ao Macintosh, mas mantendo o baixo custo de produção. A partir de Dezembro de 1980, Burrell Smith desenvolveu uma placa que continha não somente um processador 68000, mas que, além disso, funcionava numa frequência de 8 MHz em vez de 5 MHz. Este tinha também um ecrã com 384×256 pixeis. Esta máquina utilizava menos controladores de memória que o Lisa, tornando a sua produção bem mais barata.
O Macintosh foi lançado em 24 de Janeiro de 1984, com um preço de 2495 dólares. Vinha equipado com 128 KB de memória (por isso é conhecido ainda hoje como Macintosh 128k, para diferencia-lo de modelos posteriores, também chamados Macintosh) e funcionava com o sistema operativo Mac OS. Ler mais.
Para comemorar o Pplware esteve representado na MacJanta do nosso parceiro LojaMac. Foi o aniversário também da LojaMac, parabéns pelo vosso 3º Aniversário.