Pplware

Apple: estes são os modelos de iPhone que não vão receber o iOS 13

O iOS 13 é a mais recente versão, anunciada, ainda não distribuída, do sistema operativo da Apple para o iPhone. Com efeito, foi na passada segunda-feira (3), que ficamos a conhecer todas as suas novidades, tal como se pode inteirar com a cobertura do Pplware. No entanto, alguns modelos de iPhone não o vão receber…

Agora, pode verificar todos os modelos relevantes de iPhone que ficaram privados do iOS 13.


Ainda que a nova versão esteja recheada de novidades, desde o dark mode até ao swipe para o teclado da gigante de Cupertino e até algumas inspiradas no Android. De igual modo, ficamos também a conhecer um sistema desenhado especificamente para a família iPad. No entanto, as novidades não são para todos.

O iOS 13 não chegará a vários modelos de iPhone

A fim de não sobrecarregar o hardware que, naturalmente, vai ficando ultrapassado, a Apple decidiu encurtar a lista de modelos de iPhone compatíveis. Ao mesmo tempo, acabou também por excluir alguns modelos de iPad da lista de atualização, neste caso com o novo sistema operativo apresentado na WWDC19, o iPadOS.

Assim sendo, se tem um iPhone 5S, 6, 6 Plus, ou qualquer modelo  anterior, então não vai receber o novo iOS 13. Uma decisão tomada pela empresa para evitar sobrecarregar em demasia o hardware destes smartphones já com alguma idade. Por outras palavras, para estes modelos o iOS 12 será a última atualização de sistema.

 

Já, por sua vez, na família iPad estão excluídos os modelos iPad Mini 2, iPad Mini 3, bem como todos os modelos anteriores, incluído o iPad original. Mais uma vez, para evitar sobrecarregar as especificações técnicas destes equipamentos mais antigos. Portanto, a todos estes iPads não chegará o novo sistema iPadOS.

Do iOS 13 ao iPadOS da Apple

Apresentado durante a keynote da WWDC19, o iPadOS quer dotar a família de tablets com novas capacidades e produtividade. É, portanto, o cristalizar de uma clara direção tomada pela Apple nos últimos anos. Sobretudo desde que ficamos a conhecer os primeiros modelos “Pro”, focados no desempenho e trabalho.

O iPadOS não quer transformar o tablet da Apple num computador, tal é puramente falacioso. O iPadOS aproxima os tablets da experiência de computação, afirmando-se como um complemento a esta. Aliás, não é por acaso que o iPad poderá ser utilizado como ecrã secundário, a título de exemplo.

Poderá também utilizar várias aplicações, além de integrar vários atalhos de teclado. Ao mesmo tempo, é também capaz de fazer a gestão dos downloads no navegador Safari. Ao propósito, notamos ainda o suporte para armazenamento externo, desde pen drives a discos externos, através da app Arquivos.

Por fim, tanto o iOS 13 como o iPadOS começarão a ser distribuídos em setembro próximo.

Exit mobile version