Pplware

Apple estará a preparar-se para permitir a instalação de aplicações fora da App Store

A Apple é muito estreita com os seus produtos e serviços, não dando grande margem para misturas (a tal da exclusividade que a cunha). No entanto, agora, sabe-se que isso poderá estar prestes a mudar, uma vez que a empresa de Cupertino deverá começar a permitir a instalação de aplicações fora da sua App Store.


A Apple pauta pela exclusividade e, em grande parte, é isso que conquista e retém os utilizadores. Contudo, as barreiras que ela foi construindo estão a ruir aos poucos, com o esbater dessa unicidade.

Primeiro, com a mudança para USB-C. Em seguida, com a permissão de instalação de aplicações fora da App Store nos seus dispositivos.

 

2024 trará mudanças importantes ao universo Apple

A última ainda não aconteceu, mas, para seguir a Lei dos Serviços e Mercados Digitais, imposta pela União Europeia, a Apple terá de permitir a instalação de aplicações em lojas de terceiros, a partir do primeiro semestre de 2024.

O iOS 17 trouxe vários novos recursos, mas dentro de alguns meses teremos aquela que é, provavelmente, a mudança mais significativa no iOS em muitos anos.

Conforme observado pelo 9to5Mac, o iOS 17.2 beta dá algumas pistas de que a Apple está a preparar-se para aceitar a instalação de aplicações que não estão na App Store. O jornalista especializado em Apple, Mark Gurman, partilhou no seu boletim informativo que a mudança chegará algures no primeiro semestre de 2024.

Para a Apple, instalar aplicações fora da App Store representa um sério risco de segurança. Aliás, em 2021, Tim Cook comparou a prática a conduzir um carro sem airbag ou cinto de segurança.

Assim sendo, apesar da permissão, os utilizadores fá-lo-ão sob um “sistema altamente controlado”, através do qual os utilizadores receberão uma mensagem de alerta sobre os perigos e responsabilidades de instalar uma aplicação fora da loja de apps da empresa.

Exit mobile version