…para benefícios da sua carreira.
Por Hugo Sousa para O PPLWARE.COM
Já todos conhecemos o carácter inovador que a gigante de Cupertino aplica aos seus dispositivos, sejam eles smartphones, tablets ou mesmo PC’s. Além deste carácter inovador, a Apple é também conhecida pelos seus grandes eventos, sendo considerada até uma máquina de marketing onde também gravita a gigante das redes sociais, o Facebook.
Segundo a NBC News, a empresa de Cupertino e o Facebook estão a oferecer às suas funcionárias o valor do serviço para que estas possam congelar os seus óvulos com o intuito de se libertar da pressão biológica.
É do conhecimento geral a grande importância para as empresas de terem elementos do sexo feminino no seu grupo de trabalhadores e são inúmeras as razões: disponibilidade, criatividade, flexibilidade, entre muitas outras, são aspectos que fazem com que as empresas as queiram ter nos seus quadros e a desempenhar altos cargos.
Para a Apple e Facebook estas regras não são excepções e onde existe um cenário maioritariamente masculino estas duas gigantes querem manter o talento e criatividade feminina sempre presentes. Assim, estas empresas decidiram oferecer gratuitamente aos seus funcionários femininos, o congelamento dos seus óvulos, mesmo que seja por razões não clínicas.
Este procedimento permite às mulheres estender a sua fertilidade. Hoje em dia, cada vez mais, mulheres têm como foco principal as suas carreiras dedicando a maior parte do seu tempo à sua empresa. Com este processo, as mulheres poderão colher e armazenar os seus óvulos numa idade ainda jovem e quando acharem que já atingiram o nível de carreira que pretendiam, aí podem utilizá-los para engravidar. No entanto, este é um processo clínico que não é acessível a todas as pessoas, devido ao seu elevado custo.
A empresa que teve inicialmente esta iniciativa foi o Facebook Agora foi a vez da Apple, que começará a financiar este processo a partir de Janeiro de 2015. Esta medida foi divulgada em conjunto com muitas outras que visam aumentar a satisfação dos 98 mil funcionários da empresa. Entre essas medidas estão também o aumento da licença de maternidade e a criação de um programa de financiamento para estudantes.
O processo de congelamento de óvulos envolve a estimulação dos presentes nos ovários das mulheres para uma posterior colheita e armazenamento dos mesmos. Normalmente, os valores rondam os 10 000 dólares por cada colheita e 500 dólares por ano para o armazenamento. Segundo alguns especialistas, o recomendado é fazer a colheita de 20 óvulos, o que requer duas colheitas.
A empresa sabe que mais importante que gerir o seu negócio, além dos seus produtos e de todo o marketing que os envolvem, é manter os seus funcionários focados, motivados e satisfeitos.
Posto isto, com certeza esta será uma óptima medida e que vai fazer com que muitos funcionários femininos da empresa fiquem mais satisfeitos.