Pplware

Apple e Cisco declaram a morte do Wi-Fi nos 2,4 GHz

A tecnologia associada às redes Wi-Fi tem evoluído significativamente nos últimos anos. Tendo quase como ponto de partida os 11 Mbps, actualmente existem normas Wi-Fi que nos garantem velocidades na ordem dos Gbps, como é o caso do 802.11 ac.

A grande maioria dos standards Wi-Fi funcionam na gama dos 2,4 e 5 GHz mas a Cisco e a Apple dizem agora que o Wi-Fi a 2,4 GHz está morto!

Num documento publicado no passado dia 3 de Fevereiro, a Apple e Cisco apresentam algumas boas práticas ao nível do Wi-Fi e declaram a morte desta tecnologia na gama dos 2,4 GHz.

“[…]both Cisco and Apple’s joint recommendation [is that] the use of the 2.4 GHz band is not considered suitable for use for any business and/or mission critical enterprise applications.”

Tal como já referimos em outros artigos, falar em redes wireless é sinónimo de falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network) que define um conjunto de protocolos. As normas mais usadas actualmente são:

A gama dos 2,4 GHz é onde a maioria dos equipamentos Wi-Fi funcionam mas, actualmente, esta gama está sobrelotada, especialmente em cenários onde existem muitas redes Wi-Fi (ex. apartamentos, shoppings, etc). Assim, a Apple e a Cisco recomendam o uso da gama dos 5 GHz, ou seja a utilização dos standards 802.11a, 802.11n (nos 5 GHz) ou 802.11ac. No caso dos equipamentos Apple esta também forçará a utilização de redes wifi nos 5Ghz, apesar de estes continuarem a ser retrocompativeis com outras normas.

“Cisco and Apple strongly [recommend] a 5 GHz-only (802.11a/n/ac) wireless network for Apple devices” as a “best practice” approach. So much so that Apple won’t even provide advice on the 2.4GHz standard for businesses.”

Se ainda tem um router que apenas funciona nos 2,4 GHz talvez seja uma boa altura para começar a pensar num equipamento que tenha suporte para a norma 802.11ac (e se possível Wave 2 e tecnologia MU-MIMO).

Exit mobile version