Pplware

Apple comprou e fechou a rede social iCloud

A Apple é das empresas que mais procura defender a sua propriedade intelectual e as suas patentes. A mesma ideia aplica aos seus serviços e a todo o seu ecossistema.

Por isso, e para evitar confusões com o seu serviço iCloud, comprou agora o domínio icloud.net e a rede social que estava disponível neste endereço.

São vários os domínios que a Apple detém relacionados com os seus serviços. A ideia é garantir que estes não são usados por terceiros para se promoverem e causarem confusão aos utilizadores, evitando também que estes sejam usados em esquemas de engenharia social.

A mais recente compra da empresa nesta área deu-lhe acesso ao domínio icloud.net, que pertencia a uma pequena rede social chinesa. Com a compra deste domínio esta mesma rede social vai ser fechada, não se sabendo se a Apple irá manter o domínio ativo.

Por agora, esse domínio apresenta apenas uma mensagem a indicar que os utilizadores devem eliminar as suas contas e que o serviço será descontinuado no final de fevereiro, sendo os dados destruídos no dia seguinte.

Esta não é uma situação nova para a Apple. O próprio nome e domínio iCloud.com foi comprado pela empresa em 2011. O seu anterior dono, a empresa sueca Xcerion, que tinha lançado o seu serviço cloud com esse nome em 2007, terá recebido 5,2 milhões de dólares. A Xcerion mais tarde transferiu para a Apple mais 170 domínios, entre eles iCloud.us, iCloud.eu e iCloud.tv.

Não se sabe ao certo quanto a Apple terá pago pelo domínio icloud.net, mas o valor desta rede social não estava avaliado num valor muito elevado, segundo a maioria dos avaliadores disponíveis na Internet.

Exit mobile version