As pesquisas na Internet são uma parte importante dos sistemas operativos e isso é do conhecimento de todas as grandes empresas. É uma forma de implementação e de fidelização que não passa despercebida, sendo por isso um negócio de milhões.
Uma mudança anunciada agora levou a Apple a trocar o Bing pelo Google como motor de pesquisa nos seus sistemas operativos. A Siri e o Spotlight passam agora a contar com resultados do maior gigante das pesquisas.
Foi com a chegada do macOS High Sierra que a Apple aproveitou para proceder a esta mudança de fundo. De agora em diante sempre que questionarem a Siri ou pesquisarem dentro do iOS ou do Spotlight os resultados apresentados vão ser obtidos no Google.
A mudança na pesquisa dos sistemas da Apple
As razões para esta mudança, segundo a Apple, prendem-se com a necessidade de ter uma experiência consistente com o que era já oferecido no Safari.
Switching to Google as the web search provider for Siri, Search within iOS and Spotlight on Mac will allow these services to have a consistent web search experience with the default in Safari. We have strong relationships with Google and Microsoft and remain committed to delivering the best user experience possible.
Apesar de ser uma mudança profunda, a Apple resolveu manter os resultados das pesquisas de imagens entregues ao Bing. Os resultados das pesquisas em vídeo passam a ser da responsabilidade da Google, através do YouTube.
O negócio dos motores de pesquisa e a Apple
Apesar das justificações apresentadas pela Apple, o mais natural é que esta mudança surja do acordo estabelecido entre esta empresa e a Google, para se manter como o motor de pesquisa de eleição nos sistemas operativos da Apple.
Estima-se que a Google irá pagar 3 mil milhões de dólares à Apple para manter o seu papel de destaque e que este negócio tenha trazido mais algumas melhorias, como agora se pode ver.
A mudança de motor de pesquisa já foi iniciada pela Apple e deverá estar terminada dentro de algumas horas. Daí em diante, todos os resultados apresentados vão ser já do Google.