Pplware

iCloud poderá em breve ser usado para autenticação em sites web

A maioria dos sites da Internet estão a aderir a mecanismos de autenticação de terceiros. Para além de ser mais simples a implementação, garante-se que as contas são válidas e que já existem.

Os mais usados são os mecanismos do Facebook e da Google, mas um novo parece estar a chegar ao mercado. Uma análise ao iOS 11.3 revelou que a Apple com o iCloud e o Apple ID pode estar prestes a prestar este serviço.


Ao associar os mecanismos de autenticação a estes grandes serviços da Internet, os sites conseguem ter várias garantias. A principal delas é, a par com a segurança, que os utilizadores não precisam de criar mais uma conta, uma vez que usam uma já do seu dia-a-dia.

A análise detalhada do código do iOS 11.3 revelou agora a presença de strings que mostram que a Apple irá usar o iCloud e o Apple ID para os utilizadores se autenticarem nos sites.

O SecureChannel tem referências que mostram que os sites web vão poder usar este mecanismo de autenticação e aceder a dados do iCloud, provavelmente apenas o nome completo e o email.

Esta funcionalidade é similar ao que a Apple usa já no Single Sign-On da Apple TV, que permite o acesso transparente em várias aplicações após uma autenticação com sucesso.

Há ainda referências a um componente que permitirá usar um código QR para pedir a autenticação do Apple ID do utilizador, depois deste ser lido com a câmara do iPhone.

Caso a Apple avance com este mecanismo, terá de enfrentar 2 gigantes que já dominam esta área. Tanto o Facebook como a Google já têm as suas autenticações espalhadas por sites e apps, evitando aos utilizadores terem de criar novas contas e memorizar novas palavras passe.

Fonte

Não perca o controlo do Apple ID

Exit mobile version