Pplware

Apple Arcade já está a ser divulgado na App Store em Portugal

Um serviço de jogos diferente de qualquer outro”. A mensagem está já a circular em Portugal através da App Store nos computadores macOS em Portugal. Conforme o previsto, a tecnológica já está a promover o serviço de subscrição de jogos para dispositivos macOS, iOS e até para a televisão, mas não é um Google Stadia.

Ainda que partilhem a mesma premissa, as suas abordagens são distintas, bem como a sua implementação.


Em perfeito português, deixando bem clara as intenções da empresa em trazer o Apple Arcade, também, para Portugal. O serviço materializar-se-á no outono, a menos que suja algum imprevisto no seu desenvolvimento e agora, já somos aliciados pela sua proposta. Jogar, em qualquer lugar, até sem ligação constante à Internet.

“Apresentamos a Apple Arcade”

Com o intuito de unir os jogadores, a tecnológica de Cupertino apresentou-nos este serviço a 25 de março durante o seu último evento. Embora ainda não seja conhecido o plano de preços, vemos alguns pontos de contato com o Google Stadia, o principal rival, desenvolvido pela empresa de Mountain View.

O serviço também já está a ser divulgado através do site oficial da Apple em Portugal. Inegavelmente promissor, o Arcade promete mais de 100 novos jogos “de cortar a respiração”. Além disso, sugere ainda a introdução de uma nova plataforma “única e revolucionária”, bem como um novo nível de storytelling.

Entretanto, temos que esperar pelo seu lançamento oficial, algures durante o outono de 2019, mas podemos já apontar as suas principais facetas. Assim, teremos todos estes jogos premium com uma única subscrição, além da promessa de expansão deste mesmo número. Não teremos publicidade nos jogos, nem mesmo compras integradas.

Do iPhone para iPad, Mac ou Apple TV

Um serviço multiplataforma que poderá ser usufruído a partir de todos os dispositivos Apple. Assim sendo, o potencial está lá, sobretudo nos milhões de dispositivos iOS em circulação. Entretanto, cumpre também salientar que uma só subscrição dará acesso até 6 jogadores dentro da família, sem esquecer o compromisso da Apple com a privacidade do utilizador.

Enquanto o serviço não chega, podemos já apontar alguns dos primeiros jogos. “Where Cards Fall” (puzzle), The Pathless (aventura), LEGO Brawls (luta), HOT Lava, Oceanhorn 2. Bem como o Beyond a Steel Sky, entre outros. Aliás, a Apple promete “Novas personagens, histórias e mundos. Sempre a chegar.

A tónica da Apple é também colocada na possibilidade de jogar sem conexão à internet. Assim sendo, desde que o utilizador tenha descarregado previamente o jogo, poderá dele tirar proveito mesmo offline. Esta é a maior diferença entre o Google Stadia e o Apple Arcade, querendo ambos unir os jogadores.

O Google Stadia carece de internet, o Apple Arcade não

Por conseguinte, a experiência do Apple Arcade será mais individualista, algo que se refletirá nos títulos a chegar à plataforma. Por oposição, a premissa do Google Stadia apostará sobretudo no multijogador ou multiplayer. Sendo igualmente provável que os serviços se queiram afirmar como plataformas distintas.

Sobretudo numa primeira fase em que todo o conceito de jogo, fora da consola, ainda está a ser assimilado pelo consumidor. Ainda assim, restam várias dúvidas quanto à implementação e execução final de cada um destes serviços.

Quais serão os requisitos mínimos de hardware para o Apple Arcade, ou será que, tal como no Stadia, o processamento ocorrerá (todo) no lado do servidor? Uma hipótese a não descartar, mas que obriga necessariamente a uma ligação constante à internet.

O Arcade chegará a Portugal, o Stadia, talvez

Seja como for, temos agora a confirmação de que o serviço da Apple chegará a Portugal (no outono), ao passo que o da Google permanece omisso.

Exit mobile version