Anunciado, oficialmente na passada terça-feira, no evento que a Apple promoveu para apresentar os novos iPads, o iOS 8.1 foi prometido para hoje e está disponível para ser instalado. Além de várias correções que eram necessárias fazer, a Apple introduziu novas funcionalidades, entre elas a versão final do iCloud Photo. Mas há mais boas novidades.
O iOS 8 foi das maiores alterações alguma vez feitas num sistema operativo móvel da Apple, apareceram novidades fantásticas o que permitiu alargar as ações de um smartphone e de um tablet.
Novas funcionalidades, melhorias e correções de erros:
- Fotografias contém novas funcionalidades, melhorias e correções:
- Inclusão da Fototeca em iCloud como serviço beta;
- Adição do álbum Rolo da câmara à aplicação Fotografias, assim como do álbum A minha partilha, se a Fototeca em iCloud não for ativada;
- Reprodução de avisos quando há pouco espaço disponível para gravar vídeos em time lapse;
- Mensagens contém novas funcionalidades, melhorias e correções:
- Os utilizadores do iPhone passam a ter a possibilidade de enviar e receber mensagens SMS e MMS através dos respetivos iPad e Mac;
- Resolução de um problema que, por vezes, fazia com que não fossem apresentados resultados para as pesquisas efetuadas;
- Correção de um erro que levava as mensagens lidas a não serem devidamente assinaladas como lidas;
- Correção de erros relacionados com as mensagens de grupo;
- Resolução de problemas de desempenho de Wi‑Fi que podiam ocorrer após ser estabelecida ligação a determinadas estações‑base;
- Correção de um problema que podia impedir a ligação a dispositivos mãos‑livres Bluetooth;
- Correção de erros que podiam fazer com que a rotação do ecrã deixasse de funcionar;
- Possibilidade de escolha entre as redes 2G, 3G ou LTE para a ligação de dados móveis;
- Resolução de um problema com o Safari que, por vezes, impedia a reprodução de vídeos;
- Suporte de AirDrop para cartões do Passbook;
- Possibilidade de ativar a funcionalidade Ditado nas definições de Teclados, independentemente de Siri;
- As aplicações que usam HealthKit podem agora aceder a dados em segundo plano;
- Melhorias e correções de funcionalidades de Acessibilidade:
- Resolução de um problema que impedia o funcionamento correto do Acesso guiado;
- Correção de um erro que fazia com que o VoiceOver não funcionasse com teclados de outros fabricantes;
- Melhoria da estabilidade e qualidade do áudio ao usar aparelhos auditivos MFi com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus;
- Resolução de um problema com o VoiceOver que causava a reprodução contínua de um tom até ser marcado outro número;
- Maior fiabilidade ao escrever à mão e ao usar teclados Bluetooth e linhas Braille com o VoiceOver;
- Correção de um problema que impedia a utilização do servidor de cache do OS X para atualizações do iOS.
Quais os dispositivos que são compatíveis com a versão 8.1?
Aqui a Apple não retirou nenhum dos que já estavam suportados pelo iOS 8. Apenas acrescentou os novos que apresentou na semana passada.
Assim estes são os dispositivos suportados:
- iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6 e iPhone 6 Plus
- iPad 2, iPad de 3ª e 4ª geração e iPad Air 1 e 2
- iPad mini, iPad mini Retina e iPad mini 3
- iPod touch de 5ª geração
Como sempre, sugerimos que os dispositivos mais antigos, como é o caso do iPhone 4S, iPod touch, iPad 2 e iPad mini 1, esperem uns dias para que possam perceber se esta atualização trouxe um desempenho igual ao melhor ao que tinham. Uma jogada que é apenas defensiva face ao desempenho do dispositivo em causa.
Como faço para atualizar?
Se tiver Wi-Fi então faça via OTA. Basta ir a Definições > Geral > Atualização de software. Depois irá verificar o tamanho do download e dar permissão para a atualização.
Deve ter, sempre, uma cópia atualizada do seu dispositivo. Dessa forma, embora sejam raros os casos, se correr mal a atualização, pode recuperar o backup que tem no iCloud ou no iTunes. Agora aguarde uns minutos que a Apple trata do resto.
Diz que não tenho espaço, como posso resolver?
De duas formas. Ou apaga o que tem a mais no seu dispositivo, e pode começar pelas 5 mil imagens que tem guardadas e pelas 150 apps que não usa ou então liga ao iTunes para que o download do novo sistema operativo não tenha que ser descarregado para dentro do seu iPhone ou iPad. Dessa forma, apenas os ficheiros necessários serão substituídos e o espaço deve chegar, o que tem disponível.
Segundo parece a Apple não está a facilitar e para não tornar os dispositivos em “peças de natureza morta” tomou precauções.
O que descarregamos para o nosso dispositivo são ficheiros compactados, é verdade e desta vez são poucos, não passando dos 130 MB. No entanto, o dispositivo também precisa de espaço necessário para criar ficheiros temporários enquanto a atualização é instalada, no caso de algo correr mal, o sistema repõe os ficheiros “originais”, que não foram mexidos, os tais temporários.
Somente após a atualização estar pronta e com sucesso e mesmo assim tem de ser confirmado de forma total que o dispositivo foi bem atualizado, é que esse ficheiros antigos são removidos pelo sistema.
Se repararem ao atualizar há dois processo que ocorrem no dispositivo, a primeira barra de progresso mostra o sistema a ser instalado e a segunda mostra a execução de um teste de consistência e a respetiva limpeza dos ficheiros antigos.