Uma das grandes vantagens que desde sempre existiu no OS X era a facilidade de remover, desinstalar aplicações no Mac. Basta para tal arrastar o ícone da app para o lixo… e pronto já está.
Na verdade, embora a grande parte das aplicações sejam “limpinhas” e na remoção levem tudo com elas, há algumas teimosas e que deixa, alguns ficheiros para trás. Por isso é fantástico termos a AppCleaner sempre na pasta das apps.
Tal como é apanágio das apps para OS X, o aspecto é simplista, a mecânica é intuitiva e torna-se muito simples trabalhar com esta ferramenta. A app tem um menu em cima e uma área central para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo.
Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.
Vai verificar que a app lhe dará várias informações do que tem seleccionado para remover. E já está, nada mais simples do que isto. Agora, a aplicação e todos os ficheiros criados por ela encontram-se no Lixo.
Que poderá oferecer mais a AppCleaner?
No menu de cima pode ver todas as aplicações, widgets, plugins, prefpanes, … presentes no seu Mac.
Esta é uma óptima ferramenta para quem quer ver-se livre de uma aplicação por completo. É gratuita e de certeza que depois de a instalar… nunca mais a vai deixar de a ter no seu kit de ferramentas.