A App Store completou há dias 10 anos de existência e continua a ser o modelo de negócio mais próspero e rentável da história do software e serviços. A loja de aplicações da Apple sempre foi vista como a mais atrativa para os developers.
Os dados mostram, à medida que avançamos para o segundo semestre de 2018, que a App Store continua a ter quase o dobro da receita da Google Play Store.
A empresa de análise de aplicativos Sensor Tower publicou esta semana os seus dados de receita global de aplicações durante o primeiro semestre do ano. Como se tornou a norma, os números mostram o quanto a receita da App Store da Apple gera em comparação com os concorrentes.
De acordo com a Sensor Tower, os utilizadores da App Store o do Google Play em conjunto gastaram 34,4 mil milhões de dólares em aplicações e jogos para dispositivos móveis durante o primeiro semestre de 2018. Isso representa um aumento de 27,8% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Por plataformas, os clientes da App Store gastaram cerca de 22,6 mil milhões de dólares durante o primeiro semestre do ano, o que é quase o dobro da Google Play, onde os clientes gastaram 11,8 mil milhões de dólares.
A Google Play Store, neste período, apesar de ter uma receita inferior à da Apple, conseguiu um crescimento mais acelerado. Os gastos na App Store aumentaram 26,8% em relação ao ano anterior, enquanto os gastos na Google Play Store aumentaram 29,7%.
É importante referir que a App Store está disponível na China, enquanto o Google Play não está e isto poderá fazer a diferença.
Outro dado que mostra alguma vantagem da Google Play é no número de downloads de apps que são descarregadas pela primeira vez. Aqui os utilizadores Google descarregaram 36 mil milhões de aplicações, enquanto que na Apple Store apenas 15 mil milhões de utilizadores fizeram download de aplicações. Ainda assim, os números mostram que, de um ano para o outro, existiu um aumento de 13,1% no que respeita a estes downloads.
Desta feita, a Google Play Store, embora tenha uma receita inferior à da App Store (em quase metade do valor), está a assistir a um crescimento mais acelerado ao nível da receita e o número de downloads é também francamente maior que na loja da Apple.
O relatório pode ser consultado aqui na sua totalidade.