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App Store: Comprei uma app errada e quero reaver o dinheiro

Muitas vezes podemos descarregar uma app e verificar que não serve para o que precisamos, ou simplesmente a app não faz o que promete. Depois de gastar o dinheiro, há forma de o reaver. O sistema da Apple permite que a app seja “devolvida” recuperando o que foi pago por ela.

Temos alguns casos de pais a solicitar ajuda pois os filhos, por culpa de quem permitiu que tivessem acesso às palavras passe da App Store, gastaram dezenas (nalguns casos centenas) de euros em aplicações, moedas num determinado jogo, vidas noutro, etc…

Vamos ver como podemos pedir o reembolso desse dinheiro.

A loja ou lojas de aplicações, livros, música da Apple é um serviço fantástico, dos melhores do mundo e que usa mecanismos que protege o consumidor. Desde a segurança dos dados dos cartões de crédito até à privacidade de cada um, a Apple procura sempre servir bem.

Uma das “lacunas” no sistema de Apps da Apple é não ter um “tempo trial” para testar antes de comprar. É verdade, há aplicações pagas que não têm versão gratuita o que deixa sempre o utilizador apreensivo na hora da compra, ainda mais quando estas apps custam dezenas de euros.

A App Store é actualmente a mais completa das lojas online

Mas há forma de resolver este e outros problemas. Basicamente podemos, num curto espaço de tempo claro, testar e, se não nos agradar, podemos devolver e recuperar o dinheiro.

O seu filho ou filha acabou de comprar uma app de 90 euros? Ou gastou 50 euros em “moedas” num jogo? Poderá pedir o reembolso.

Passo 1

Vá a este link para ir ao site da Apple Comunicar um problema. Será solicitado que introduza o seu Apple ID e password.

Terá de inserir as suas credenciais Apple ID

Na janela Comunicar um problema estão todas as suas mais recentes aquisições, as músicas, filmes, programas de tv, apps e livros.

Não encontrará aqui todos os seus downloads, apenas os que fez nos últimos 3 meses

 

Passo 2

Escolha o separador Apps (se for uma app que quer pedir o reembolso). Verá as suas apps gratuitas e as pagas dos últimos 3 meses.

Escolha o separador Apps para procurar a app que quer reembolso

 

Passo 3

Use a pesquisa de compras recentes, caso não a esteja a ver nas primeiras posições. Escolha a App e clique em comunicar. Se for comunicado no próprio dia a Apple remete para reembolso. Contudo, se passarem alguns dias, o pedido será sujeito a uma análise por parte de um técnico do iTunes, que poderá vir a recusar o reembolso.

Clique no botão Comunicar

Portanto, seja rápido a pedi-lo! Se depois de comprar, ainda não encontrar a app nesta lista, poderá ter que esperar algum tempo (1 a 2 horas) até que a Apple a atualize. Mas assim que conseguir deverá então informar os técnicos do iTunes que existiu algum problema e por isso solicita um reembolso.

 

Passo 4

Descreva sempre que tipo de problema está a comunicar. Escolha uma das opções.

Escolha a opção de justificação do pedido de reembolso

As opções existentes abrangem uma série de possibilidades, mas atente que existe uma genérica que poderá depois explicar com algum detalhe. Escolha O problema não consta da lista, por exemplo.

Se nas opções predefinidas de problemas não tiver o seu problema, escolha O problema não consta da lista

Use texto simples, seja educado, e objetivo. Quem irá ler é um técnico da Apple, do departamento iTunes. Logo, quanto mais específico for, mais rápido é a resolução.

A importância deste serviço aumenta quando o cliente deixou, por exemplo, o seu filho ou filha gastou 50 ou 100 euros a comprar “vidas” num jogo ou quando, por engano, comprou ou deixou comprar, uma App de 90 ou 100 euros.

Seja muito claro ao explicar o que se passou

 

Passo 5

Depois de explicar bem o problema, conclua a solicitação. Clique no botão Concluído.

Esta informação valida o reembolso

Se estiver dentro do prazo que a Apple aceita para pedidos de reembolso, verá a mensagem “Será emitido um reembolso referente a esta compra no seu meio de pagamento”, quer isto dizer que se pagou por cartão de crédito, será creditado o valor da app nesse cartão, se foi por um cartão presente, terá esse valor a crédito.

Se passou mais de um dia, após a compra da app, ou de outro conteúdo, a Apple irá entrar em contacto consigo, depois de avaliar o seu pedido. Quando passa muito tempo já nada poderá fazer por este método.

A Apple é uma empresa idónea e justa, se se sentiu lesado por algo, mesmo sendo de sua própria responsabilidade, poderá usar o suporte para solicitar a Apple o que entende ser justo.

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