Esta história não é nova e também já nos apareceu algumas vezes no Consultório. Não só no iOS, mas também um pouco por todos os principais sistemas operativos, não só móveis, mas também de desktop. Isto tem muito a ver com a facilidade que as “stores” ou lojas de aplicações hoje dão para as pessoas comprarem as aplicações com o cartão de crédito lá colocado e ao alcance de um clique para saldar a conta.
Mas então e se eu comprar uma aplicação e me arrepender, posso reaver o dinheiro?
A Apple tem várias lojas, além das aplicações para os vários dispositivos, nesta altura até para a Apple TV, a empresa de Cupertino tem também loja de venda online de livros, música e espaço no iCloud. Não tenhamos qualquer dúvida que a Apple tem um dos melhores (se não mesmo o melhor) sistema de vendas online neste segmento do mundo. Alias, a Apple detém a maior base de dados de cartões de crédito para pagamentos do mundo. Isso diz muito da confiança que os utilizadores depositam na empresa.
App Store não tem apps trial
Uma das “lacunas” no sistema de Apps da Apple é não ter um “tempo trial” para testar antes de comprar. É verdade, há aplicações pagas que não têm versão gratuita o que deixa sempre o utilizador apreensivo na hora da compra, ainda mais quando estas apps custam dezenas de euros.
Mas há forma de resolver este e outros problemas. Basicamente podemos, num curto espaço de tempo claro, testar e, se não nos agradar, podemos devolver e recuperar o dinheiro.
Passo 1
Vá a este link para ir ao site da Apple Comunicar um problema. Será solicitado que introduza o seu Apple ID e password.
Na janela Comunicar um problema estão todas as suas mais recentes aquisições, as músicas, filmes, programas de tv, apps e livros.
Passo 2
Escolha o separador Apps (se for uma app que quer pedir o reembolso). Verá as suas apps gratuitas e as pagas dos últimos 3 meses.
Passo 3
Use a pesquisa de compras recentes, caso não a esteja a ver nas primeiras posições. Escolha a App e clique em comunicar. Se for comunicado no próprio dia a Apple remete para reembolso. Contudo, se passarem alguns dias, o pedido será sujeito a uma análise por parte de um técnico do iTunes, que poderá vir a recusar o reembolso.
Passo 4
Descreva sempre que tipo de problema está a comunicar. Escolha uma das opções.
As opções existentes abrangem uma série de possibilidades, mas atente que existe uma genérica que poderá depois explicar com algum detalhe. Escolha O problema não consta da lista, por exemplo.
Use texto simples, seja educado e objetivo. Quem irá ler é um técnico da Apple, do departamento iTunes. Logo, quanto mais específico for, mais rápido é a resolução.
A importância deste serviço aumenta quando o cliente deixou, por exemplo, o seu filho ou filha gastar 50 ou 100 euros a comprar “vidas” num jogo ou quando, por engano, comprou ou deixou comprar, uma App de 90 ou 100 euros (sim acontece, acredite!).
Depois de explicar bem o problema, conclua a solicitação. Clique no botão Enviar.
Em resumo…
Se estiver dentro do prazo que a Apple aceita para pedidos de reembolso, verá a mensagem “Será emitido um reembolso referente a esta compra no seu meio de pagamento”, quer isto dizer que se pagou por cartão de crédito, será creditado o valor da app nesse cartão (normalmente 5 a 7 dias), se foi por um cartão presente, terá esse valor a crédito.
Se passou mais de um dia, após a compra da app, ou de outro conteúdo, a Apple irá entrar em contacto consigo, depois de avaliar o seu pedido. Quando passa muito tempo já nada poderá fazer por este método.
A Apple é uma empresa idónea, se se sentiu lesado por algo, mesmo sendo de sua própria responsabilidade, poderá usar o suporte para solicitar a Apple o que entende ser justo.