Pplware

Aplicações mais estáveis no Android que no iOS diz estudo

Quando o tema de discussão é Android e iOS, são muitos os factores que podem ser invocados para caracterizar cada um dos sistemas operativos. Ambos têm qualidades, defeitos, mas a verdade é que se copiam uns aos outros nas funcionalidades que os fazem vingar neste mundo teológico. Segundo alguns livros, um sistema operativo deve ser avaliado pelo seu desempenho, segurança, fiabilidade, disponibilidade e disponibilizar uma interface de programação completa, simples e bem documentada.

Mas não serão as aplicações também culpadas pela avaliação (correcta ou errada) que se faz a um sistema operativos? Segundo um estudo levado a cabo pela Crittercism, o Android é mais estável para correr aplicação, comparativamente ao iOS.

Num estudo publicado recentemente realizado pela Crittercism (empresa de monitorização de aplicações móveis) no sentido de apurar qual dos dois sistemas operativos (Android e iOS)  é o mais estável, o Android demonstrou ser claramente o vencedor no campo da estabilidade nas aplicações a correr. Como todos sabemos, o Android é um sistema operativo “genérico”, capaz de correr nos mais diversos dispositivos, das mais diversas marcas e com o mais variado Hardware.

Mesmo assim, o sistemas operativo da Google  apresentou taxas de crashes inferiores ao sistema da Apple, como podemos verificar pelo gráfico seguinte:

O estudo envolveu 23 diferentes versões do iOS e 33 versões diferentes do Android sendo que o iOS 5.0.1 é responsável por 28,64% dos crashes, na avaliação todas das versões dos sistemas operativos.

Segundo declarações do CEO da Crittercism, Andrew Levy “…quando se trata de bugs em aplicações, a política da Google é bem mais flexível, permitindo que os bugs detectados sejam corrigidos rapidamente”.

A Crittercism avaliou cerca de 214 milhões de aplicações, durante os meses de Novembro e Dezembro de 2011. Este estudo vem contrariar, em muito, os que consideravam que o iOS seria o mais estável no seu segmento (devido à fragmentação do Android).

Considerado a quantidade de aplicações analisadas, qual a vossa opinião relativamente aos resultados deste estudo?

 

Exit mobile version