Pplware

Análise AppleTV 4: Esta é a melhor set-top box que pode comprar

A Apple apresentou no ultimo WWDC como foi falado aqui, a nova Apple TV, o novo serviço que diz vir revolucionar o actual serviço de televisão. Este novo aparelho, começou a chegar hoje a casa de quem adquiriu o equipamento, através da loja online, estando disponível para compra em lojas físicas partir da próxima segunda feira.

Mas o que é a AppleTV e para que serve? Vamos então dar a conhecer este novo grande produto da Apple!

Finalmente a espera acabou, a AppleTV está de volta depois de 3 longos anos a espera de um update (ultima versão AppleTv3), chega-nos finalmente a nova versão deste produto, apesar do design exterior ser bastante semelhante ao seu precedente, não se deixem fiar pelas aparências a AppleTV chegou cheia de novidades e veio para conquistar o mercado. Vamos conhecer melhor a Apple TV 4.

Nasceu o novo sistema operativo, o tvOS

A AppleTV que conhecíamos era limitada, tinha uns acessos a serviços um pouco ultrapassados e não cativava porque não eram muito intuitivos. Não tinha muitas aplicações, por isso nem poderia ser chamada de smart TV, eram pouquíssimos os conteúdos e os poucos que existiam tinham de ser comprados ou alugados através do iTunes. Isso é passado!

Com este novo update, a AppleTV apresenta um novo sistema operativo, chamado de tvOS.

O tvOS inclui uma nova cara, uma interface gráfica completamente redesenhada ao estilo do iOS 9, completamente integrada no ecosistemas da Cloud da Apple. Podemos fazer compras de filmes, músicas e fotos, sendo tudo automaticamente actualizado, à semelhança do que já acontece hoje em dia entre iPhone e iPad.

Na verdade nasceu também uma nova loja de aplicações, é mais um sítio para os developers poderem criar, dar asas à sua imaginação e levar ao consumidor muitas ideia que podem ser de uma utilidade extraordinária.

Como uma loja normal Apple que é, já está a imaginar que podemos usufruir de um recheado conjunto de novas aplicações à disponibilidade do utilizador. Podemos comprar ou descarregar gratuitamente, desde aplicações especificas para streaming de conteúdo como o NetFlix (acabado de chegar a Portugal), YouTube e ou Vimeo, até jogos como por exemplo o clássico Rayman, Crossy Road, 2048 ou o Asphat 8: Airborn.

Siri na AppleTV

Este é um recurso que temos a certeza que vai fazer grande sucesso, até porque poderá simplificar a convivência entre o utilizador e a TV, mas é uma pena que a Apple ainda não tenha lançado o idioma português de Portugal no seu assistente pessoal Siri, até porque com essa lacuna inviabiliza a existência deste até na AppleTV o que deixa metade do recurso inviabilizado e sem grade serventia.

Alem destes ‘bónus’ todos, o tvOS inclui também integração com a Siri, que infelizmente não se encontra disponível em Portugal.

AppleTV Remote

Grande parte da magia de interacção passa pelo comando. Este comando foi completamente reinventado possuindo agora uma zona de touch (para gestos de swipe) e ao mesmo tempo clicável, um giroscópio para por exemplo jogar, imitando um pouco o comando da consola WII. O comando tem também um botão de play/pause; Microfone para se utilizar na pesquisa; Menu; Home; E para mim a melhor parte, os botões de volume, não pelo que fazem em si, mas pela interação, o comando interage com a televisão como se fosse o comando original da mesma ! (Testado, com Samsung, LG e Panasonic).

Com recurso ao novo comando a navegação ao longo de todo o sistema, tornou-se bastante mais simples, mais intuitiva, melhorando em muito a clássica navegação feita através de várias setas (botões). De salientar também que a utilização do microfone para utilizar com a Siri é uma mais valia, tornando assim mais simples a utilização da mesma.

Características gerais

Conteúdo da caixa:

Apple TV:

AppleTV Remote

Outros:

anterior próxima

Conclusão

Com o aparecimento da Loja de aplicações, a Apple veio assim libertar os utilizadores, tirando a limitação das versões antigas da AppleTV (não existia store, a Apple é que fazia a instalação das aplicações remotamente com base no país onde a AppleTV estivesse ligada), tornando-se assim em ‘algo’ melhor que um simples Media Center !

Se pretende dar mais vida a sua televisão, a AppleTV veio para fazer isso mesmo! Se pretende um dispositivo que ocupa pouco espaço, bastante silencioso e que acabar por passar despercebido então deve de comprar uma. Sem dúvida um must have !

Onde comprar?

A AppleTV, está disponível em Portugal de momento pela Loja Online, está disponível em dois modelos, o de 32GB e o modelo de 64GB, custando respectivamente, 179€ e 229€.

Apple TV

Exit mobile version