Quando necessitamos de criar sites/serviços Web, é necessário possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos projectos. Lembro-me que, há uns anos, era muita das vezes complexa e árdua a tarefa de preparar uma plataforma de desenvolvimento assente em Apache + PHP + MySQL. Com o aparecimento da popular plataforma XAMPP tudo se tornou mais simples, pois basta iniciar os serviços para que tudo funcione na perfeição, não havendo assim a necessidade de integrar componentes/módulos (ex. Apache + PHP + MySQL).
Depois de termos apresentado o XAMPP, o WampServer, entre outros..hoje vamos conhecer o AMPPS.
Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCool, que na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas impressionante, deste o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e etc. O PHP é uma linguagem de programação para server-side scripting e o MySQL Base de dados open source mais popular (apesar de recentemente estar “debaixo de fogo – saber mais aqui“.
O AMPPS foi desenvolvido pela empresa Softaculous e permite, de uma forma simples e rápida, montar uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Apache, Mysql, PHP, Perl, Python, incluindo um serviço de FTP. Além disso, esta plataforma facilita a instalação de mais de 200 plataformas, como é o caso:
- Joomla
- WordPress
- Magento
- SMF
- phpBB
- Gallery
- Mentis
- MediaWiki
- SugarCRM
- Dolphin
- OpenX
- PrestaShop
- MyBB
- SquirrelMail
- LimeSurvey
- EyeOS
- Vtiger
- osTicket
- CodeIgniter
- Moodle, etc.
Exemplo de instalação em Windows
Para instalar o AMPPS no Windows basta seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Efectuar o download do Ampps aqui e proceder à sua instalação
Passo 2 – Após a instalação deverá executar o Ampps e permitir que seja adicionada uma excepção à Firewall (ou seja, abrir os portos de comunicação do Apache 80/443) carregando apenas em Desbloquear.
Passo 3 – A aplicação apresenta uma interface simples e bem organizada, permitindo ao utilizador, graficamente, controlar e configurar os vários serviços. Como podem ver é muito fácil iniciar, parar e reiniciar serviços.
…exemplo do acesso às configuração do PHP, onde podemos facilmente alterar o ficheiro php.in (através da opção Configuration) ou então reverter para as configurações por omissão
Passo 4: Depois dos serviços iniciados, o utilizador pode aceder ao endereço http://localhost onde poderá também configurar um conjunto de funcionalidades dos diversos serviços.
…além disso, tal como referido, a instalação facilita a instalação e configuração de mais de 200 serviços/plataformas web.
Apesar do XAMPP ser mais popular, o AMPPS demonstrou ser bem mais completo, incluindo uma interface gráfica que dá ao utilizador a possibilidade de configurar e instalar os mais diversos serviços/plataformas web based. Além disso, o utilizador pode inclusive testar os serviços online sem a necessidade de os instalar na sua plataforma.
Caso necessitem de uma plataforma deste tipo, testem o AMPPS e deem-nos o vosso feedback