Pplware

Alerta utilizadores do iPhone! 2 apps tentavam roubar dinheiro

Ao contrário do que acontece com a loja de aplicações oficial do Android, na App Store da Apple tudo é mais controlado e são raras as notícias sobre malware ou apps envolvidas em esquemas para enganar os utilizadores.

No entanto, segundo o investigador da ESET, Lukas Stefanko, há 2 apps na App Store que roubavam dinheiro aos utilizadores. Conheça o esquema e esteja atento.


Lukas Stefanko é já bastante conhecido pela investigação que realiza ao nível das lojas de aplicações para dispositivos móveis. Desta vez o investigador descobriu que  as apps “Fitness Balance App” e “Calories Tracker App”, que estavam disponíveis na App Store, tinham associado um esquema para roubar dinheiro aos utilizadores.

Como funciona o esquema?

De acordo com o investigador, as apps solicitavam o registo das impressões digitais e nesse momento era apresentada (rapidamente) a informação do pagamento de 99 dólares.

Quase de forma instantânea, os utilizadores que tenham tentado registar as suas impressões digitais, na prática, deram autorização para proceder ao pagamento da app. Tudo acontece de uma forma rápida e quase transparente para o utilizador.

O investigador da ESET refere que, caso o utilizador tenha associado um cartão de crédito, o dinheiro é retirado da conta e passado para os programadores.

Veja como funciona o esquema

As apps já foram removidas da App Store, no entanto é importante que os utilizadores conheçam este tipo de esquemas e estejam atentos na hora de instalar e usar apps. Se por acaso instalou alguma destas apps, verifique os movimentos da sua conta bancária.

|Via

Leia também…

Exit mobile version