Uma das novas funções que o iOS 5 trouxe aos dispositivos Apple foi o AirPlay Mirroring. Esta funcionalidade é fenomenal e vem abrir uma nova faceta na utilização do iPad 2 e iPhone 4 S.
Numa resenha rápida sobre o AirPlay podemos dizer que é uma funcionalidade que permite transmitir via Wi-Fi música e vídeo do iPhone, iPad, iPod Touch e dos MacBooks claro, directamente para a Apple TV e para colunas wireless.
Se até aqui já é uma excelente funcionalidade, era, contudo, limitada, pois não permitia que qualquer conteúdo passasse do ecrã do iDevice para uma TV, por exemplo. Agora, com o AirPlay Mirroring, o iPad 2 e o iPhone 4 S, além do que já faziam os antecessores, podem também transmitir para uma Apple TV o que se está a passar no ecrã destes dois iDevices. Já pensaram na utilidade desta funcionalidade?
Na verdade e como referi em cima, esta é uma nova etapa, isto porque além de podermos passar um filme do iPad ou do iPhone para uma TV, podemos agora gerir e controlar o conteúdo directamente do nosso iPad 2 ou iPhone 4 S com uma interacção em tempo real.
Mas como poderá ser útil esta funcionalidade?
Existem cenários perfeitos para podermos ter esta ferramenta ao nosso serviço. Ao nível profissional e ligando, por exemplo, uma Apple TV a um projector com porta HDMI, podemos fazer uma apresentação, recorrendo às mais variadas aplicações sem que haja qualquer quebra de imagem ou de passagem entre os conteúdos. Podemos tirar todo o proveito das aplicações profissionais para iPad, por exemplo, e fazer uma projecção com o máximo de pormenor.
O mesmo podemos fazer ligando a Apple TV a uma HDTV. O cabo HDMI transporta o sinal onde terá a imagem e o som com uma qualidade muito aceitável, tendo em conta o que estamos a transmitir.
Mas… o iPad não se tornou num centro de entretenimento onde os jogos ganharam outra dimensão?
Sem dúvida. Podemos agora correr um qualquer título em HD no nosso iPad 2 ou iPhone 4 S e ter um ecrã gigante como campo de batalha ou uma pista com todo o pormenor de relevo. Será uma consola?
O conceito toca nos extremos de uma consola, mas ainda está um pouco verde para se conseguir a fluidez de uma consola, isto porque o sinal Wi-Fi é o meio condutor. Se usarmos por outro lado um cabo de 30 pinos com saída HDMI… então a qualidade e fluidez já se aproximam timidamente, mas com personalidade, a uma consola.
Como começar a utilizar o AirPlay Mirroring?
Antes de mais é necessário que a sua Apple TV tenha a mais recente versão do firmware, a versão 4.4.1. Provavelmente terá de descarregar o pacote do software pois via actualização na própria Apple TV, esta ainda não vai fazer o update para a nova versão, pelo menos em território luso, onde testei.
Assim, descarreguei a versão Apple TV Software Update 4.4.1 com 377MB, liguei a Apple TV ao meu MacBook e “Restaurei” para a versão que descarreguei.
Para fazer esse passo basta carregar na tecla alt e clicar no botão Restaurar (isto no Mac OS X), ou Shift e clicar no botão Restaurar (no Windows) e indicar, dentro do nosso Mac, onde se encontra o ficheiro com extensão ipsw com o mais recente firmware para a Apple TV.
Uns minutos depois o nosso iTunes tem o serviço feito e dá-nos a indicação que está concluído o processo de restauro que, mais não foi, que uma actualização “forçada” do software que gere as funcionalidades da Apple TV.
Feito isto, agora é só activar no iPad 2 ou iPhone 4 S a função AirPlay Mirroring. Claro que têm de estar todos (Apple TV e iPad 2 / iPhone 4 S) dentro da mesma rede Wi-Fi.
No iPad e iPhone 4 S, para activar esta função devemos deslocar-nos à barra de multi-tarefas, onde estão os controlos do som, rotatividade, luminosidade e… AirPlay. Dois cliques no botão Home ou… também agora, com os 4 dedos puxar o ecrã para cima e deslizamos o dedo da esquerda para a direita, abrindo este conjunto de menus.
Como pode ver na imagem, o nome no nosso idioma não é Mirroring mas sim Projecção. A partir do momento que o activa verá na sua TV o mesmo que está a ver no ecrã do iPad, por exemplo. Agora o limite é a sua imaginação, contando com tudo o que pode usufruir desta função em contacto com milhares de ferramentas de trabalhos, milhares de jogos e muitas outras aplicações disponíveis na App Store.
Isto sem contar que pode ter um FaceTime do tamanho do seu ecrã do LCD… uma vídeo conferência com presença de realçar.
Isto tudo, como é obvio, ainda está a sofrer melhoramentos e seguramente que veremos esta funcionalidade abrir novas portas de oportunidades aos iDevives com iOS 5, o que juntamente com o iCloud e o iWorks a funcionar na nuvem, dá-nos algumas ideias bem estruturadas da serventia deste tipo de inovação.
Existem relatos de alguma instabilidade nesta versão para a Apple TV, contudo e depois de usar por alguns dias sem qualquer problema, por mais pequeno que seja, não comungo de nenhum relato sobre problemas na versão Apple TV 4.4.1.