Há muito que se espera que a Apple faça evoluir o iPad para um patamar em que consiga substituir qualquer PC, quer em desempenho quer em oferta de software. Este não tem sido um caminho simples, mas a empresa tem apostado no sentido certo.
Para além do trabalho feito, a Apple precisa também do apoio dos criadores de software, para oferecerem as versões para a sua plataforma. Tudo aponta para que tenham uma nova proposta, vinda da Adobe. O Photoshop pode estar a caminho do iPad.
Há muito que os utilizadores esperam por parte da Adobe uma solução móvel para a sua suite de edição de imagem. Presente no macOS e no Windows, não existe uma solução completa e totalmente funcional para o iOS e em especial para o iPad.
Esta pode ser uma situação que em breve estará resolvida, segundo os planos da Adobe. Segundo foi revelado pelo chefe de produto do Creative Cloud, os planos para a criação de uma solução multi-plataforma são reais e a Adobe estará já a trabalhar nesse sentido.
Como é normal nestas situações, pouco mais foi adiantado que a intenção da empresa em desenvolver esta plataforma, não se sabendo da data de lançamento. Especula-se que surja no evento anual Adobe MAX Creativity Conference, que decorrerá em outubro.
A importância desta nova oferta é grande, tanto para a Adobe como para a própria Apple. Do lado da Adobe é a forma de complementar a oferta do Creative Cloud, desta vez mas plataformas móveis, onde ainda não consegue ter uma ferramenta com as mesmas capacidades da versão para desktop.
Para a Apple a importância do Photoshop para iPad é também grande. É mais um passo importante para criar uma solução que seja capaz de substituir de vez o PC, algo que a empresa procura há muito tempo.
É ainda muito cedo para saber o que a Adobe irá oferecer para o iPad, mas todos esperam uma solução que consiga rivalizar com qualquer uma das atuais versões existentes, com capacidades elevadas no que toca à edição de imagem.