Muitos “treinadores de bancada” acham que o mundo iOS é fechado e pouco dado a personalizações. Nada mais errado!
Na verdade existem muitas vertentes que permitem, muitas vezes sem jailbreak, alterar o aspecto e até mesmo colocar novas funcionalidades nos iDevices da Apple, potenciado ainda mais os gadgets da marca de Cupertino. Como é natural e estranho seria se assim não fosse, uns olham para os outros e tentam trazer para os seus utilizadores o que de melhor de produz no mercado dos sistemas operativos.
Desta feita vamos deixar alguns passos para colocar no iOS uma funcionalidade muito interessante que existe no Android, um auto-corrector.
Um dos aspectos que mais gosto no Android é a cultura de produção em massa de aplicações para o mesmo fim. Cada uma delas acrescenta um ponto… por vezes nem acrescenta, apenas muda o ponto do lugar, mas há o verdadeiro factor de novidade que mantem esse mundo a gravitar. Isso é importante pois aparecem ferramentas que criam necessidades.
Hoje vamos instalar no iOS uma dessas ferramentas recorrendo a uma aplicação que irá alterar as caixas de texto, colocando sugetões de escrita. Não necessita de fazer Jailbreak ao seu dispositivo, pois unicamente iremos necessitar de ter acesso a um ficheiro, uma lista que informa ao teclado que tem um função “escondida” e que sugere palavras que poderão ser as que vai querer escrever.
Iremos para isso usar uma aplicação que irá permitir alterar essa lista. o iBackupBot, para isso será necessário o seguinte:
- Faça o download do iBackupBot e instal-o no seu computador, seja ele Windows ou Mac, há versão para ambos
- Faça uma cópia de segurança do seu iPhone, iPod Touck ou iPad, antes de dar início à operação de modificação. Para isso use o iTunes.
- Abra o iBackupBot, localize o backup mais recente, pode ver esse backup na coluna do lado esquerdo e clique nessa cópia recente.
- Espere que seja carregada toda a informação guardada nesse backup e navegue um pouco até encontrar a seguinte linha de código: Library/Preferences/com.apple.keyboard.plist dê dois cliques em cima dela e será aberto um editor de texto. É isto que vamos precisar de alterar. Se a aplicação lhe pedir para registar, clique no botão Cancel e tu continua funcional.
NOTA: Aponte o que está escrito nesse ficheiro para depois repor se quiser voltar a ter o ficheiro com as definições nativas.
Apague agora tudo o que esteja entre <dict> e substitua por:
<key>KeyboardAutocorrectionLists</key>
<string>YES</string>
Guarde as alterações no ficheiro, clicando no ícone disquete na janela do editor e feche essa janela, indo ter à janela do iBackupBot. Aí clique no botão “Restore From Backup”. Então a magia tem início e verá que será reposto o backup no seu iDevice.
Espere que termine o restauro e que o dispositivo reinicie para que possa usufruir desta nova funcionalidade que a Apple havia escondido. Poderá abrir uma aplicação que texto e verá a novidade.
Ainda não está perfeita e irá certamente encontrar algum bug, por essa razão, certamente, a Apple ainda não a apresentou e o ter de confirmar sempre que uma palavra é sugerida torna-se aborrecido, mas foi uma inspiração totalmente Android.
Experimentem, vejam se lhes agrada e mandem as vossas sugestões sobre o que poderiam o developea melhorar e ou acrescentar. [via]