Há dias deixámos uma dica de como ter acesso no Mac aos conteúdos existentes no iCloud. O que mostrámos foi uma forma “manual” de ir a uma pasta onde o serviço cloud da Apple descarrega, no Mac OS X, o que tem guardado na nuvem e, dessa forma, permite que consigamos ver e ter acesso a esses conteúdos em modo offline.
Não tardou até que alguém metesse mãos à obra e desenhasse uma aplicação para tornar tudo mais fácil. Assim apareceu o Plain Cloud.
No Mountain Lion, a Apple introduziu uma integração mais íntima entre o sistema operativo e o serviço iCloud, permitindo às aplicações guardar ficheiros directamente para o iCloud. Desta forma, estes ficheiros criados no Mac e partilhados no iCloud, podem ser abertos e usados noutros dispositivos, como no iPad ou iPhone.
O Plain Cloud é uma aplicação gratuita para Mac que permite ter acesso à pasta onde o iCloud descarrega esses ficheiros partilhados no sistema operativo Mac OS X. Em vez de o procurarmos manualmente, como já mostramos há dias, esta interface dá logo acesso à pasta da aplicação que guardou algo na cloud da Apple.
Se tiver o iCloud ligado no seu Mac, o Plain Cloud irá mostrar o que tem activo no seu iCloud, quantos programas usam o serviço e quantos ficheiros estão lá guardados e, clicando em cima de cada um deles, poderá ir ter ao local e executar os mesmos.
Simples, fácil e para quem usa a iCloud e serviços como o Numbers, Pages, Keynotes, TextEdit e tantos outros que partilham tanto o Mac OS X como o iOS.