Pplware

Acções da Apple em baixa depois dos novos iPhones!

O mercado reage em baixa às novidades da Apple, com as acções a descerem mais de 2%.

Apesar do dia ter sido positivo para a generalidade das bolsas nos EUA, com o índice tecnológico Nasdaq a ganhar 0,63%, a Apple, num dia cheio de novidades, contribuiu para este valor com uma quebra de 2,28% nas suas acções, fechando em 494.64 dólares.

Ainda o evento não tinha começado e as acções da Apple já revelavam uma tendência decrescente. No final do dia a queda estava confirmada, nos 2,28%.

 

 

Após o evento ainda algumas oscilações ocorreram no valor das acções, ultrapassando mesmo os $500, por volta das 13h30, mas no fecho da bolsa, às 16 horas (meia-noite, em Portugal), o valor ficou mesmo revisto em baixa nos $494,64.

Parece que a reacção dos mercados, novidade após novidade, tende a repetir-se. Já a 12 de Setembro do ano passado, quando foi apresentado o iPhone 5, o valor das acções da empresa desceu dos $666,85 para $656,00.

Ao olhar para estes valores e ao compará-los com os actuais, de $494,64, é evidente a perda de valor que a Apple enfrentou no último ano, apesar de nos últimos meses ter apresentado uma ligeira tendência de crescimento, como evidencia o gráfico do último ano, no entanto não se livrou de uma perda de $200 no período homólogo.

 

A tendência de crescimento nos últimos 3 meses é explicada pelas expectativas dos investidores nas novidades agora apresentadas, fomentadas pelas diversas imagens e fugas de informação que foram surgindo.

Mas afinal, o que abalou as expectativas dos investidores para que no fim do dia fosse registada uma quebra tão acentuada?

O principal motivo apontado pelos analistas prende-se com o iPhone 5C, que se esperava um Smartphone de baixo custo, capaz de competir com a gama média dos dispositivos Android, mas que se revelou o oposto. Para o Bank of America, a Apple só conseguirá competir neste mercado se estiver disposta a abdicar de subsídios e margens de lucro, o que poderá ter provocado alguma agitação junto dos investidores.

Outros aspectos poderão ser apontados, como o design arrojado deste novo Smartphone ou a expectativa de um novo tablet.

Na sua opinião, o que correu mal para Tim Cook neste evento?

Exit mobile version