Pplware

A que horas posso instalar o iOS 9 e em que dispositivos?

Actualização:

Já pode descarregar o iOS 9.

Depois de anunciado na Keynote do passado dia 9 de Setembro, o iOS 9 é hoje lançado. As novidades são muitas, como já dissecamos várias vezes e o leque de equipamentos é grande. Há importantes modificações que podem trazer ao iPhone e iPad mais tempo de autonomia e mais performance.

Veja no artigo a que horas vai ser disponibilizado o download para Portugal, Brasil, Reino Unidos e restantes países…

Na semana passada, no evento “Hey Siri”, a Apple anunciou que o lançamento do iOS 9 estaria agendado para 16 de Setembro. Muitos utilizadores estão ansiosos e perguntam a que horas a Apple irá disponibilizar o download.

 

A que horas irá estar disponível o iOS 9?

Esta decisão está do lado da Apple, só eles sabem a que horas vão abrir a “torneira” dos seus servidores, mas tendo como base a tradição da empresa de Cupertino desde 2010 nos grandes lançamentos do iOS, a Apple deverá lançar pelas 10 horas do pacífico que corresponde às 18 horas de Portugal Continental.

Mas mesmo isso não é certo. No lançamento do iOS 8.4, em Junho passado, o download foi disponibilizado às 16 horas, duas horas mais cedo.

 

Posso instalar em que dispositivos?

A Apple irá lançar o mais compatível de todos os sistemas operativos até hoje desenvolvidos para dispositivos móveis. Nunca nenhuma empresa lançou um sistema operativo novo com retrocompatibilidade a equipamentos com mais de 4 anos.

Assim, poderá instalar o iOS 9 no iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus e vem nativamente no iPhone 6S e iPhone 6S Plus. No iPad pode instalar no iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Air, iPad Air 2, iPad mini, iPad mini 2 e iPad mini 3. De fábrica vem já no iPad Pro e iPad mini 4. Também pode ser instalado no iPod Touch de 5ª geração. Portanto, serão 17 equipamentos a correr a mesma versão do iOS.

 

O iPhone 4S e iPad 2 vão ficar mais lentos?

Na pratica este novo iOS vêm melhorar o iOS 8.4.1 que é a actual versão do iOS para esses dois dispositivos. Embora a performance não seja fluída como o sistema nativo quando foram lançado, há esperança que a navegabilidade seja melhor (embora que testes nas versões beta digam que não). Na pratica, cada um terá de avaliar.

 

Pode ser feito o downgrade do iOS 9 para o iOS 8.4.1?

A exemplo do que aconteceu no passado, a Apple deverá permitir que durante um curto espaço de tempo os utilizadores possam fazer o downgrade da versão do iOS pois podem sentir que na versão anterior o seu dispositivo funcionava melhor. Mas serão poucas semanas até ser cortada essa possibilidade, assim sugerimos que instale e teste muito bem, caso não se sinta confortável a utilizar o iOS 9 num dispositivo mais antigo, seja rápido a fazer o downgrade.

Como posso fazer o downgrade para o iOS 8.4.1?

Download do iOS 8.4.1: ICJ/iOS

 

Prepare-se para a actualização do seu sistema operativo

Não esquecer as cópias de segurança

Antes de mais, faça uma cópia de segurança. Ao actualizar a Apple é muito cautelosa, mas não vá o diabo tecê-las, faça uma cópia de segurança dos seus dados. Se tiver espaço no iCloud (agora a Apple cobra 0,99 euros pro 50GB de espaço no iCloud) use a cloud da Apple que depois é directo o restauro. Se não quiser ou não tiver espaço no iCloud, ligue ao iTunes e faça uma cópia para o computador.

 

Como faço a instalação?

Isso é uma opção do utilizador. Se quiser optar pela normal actualização do sistema do iPhone, iPod Touch ou iPad, ela pode ser feita pelo método OTA (over the Air), ou então ligue ao computador e a actualização pode ser feita quando liga o dispositivo ao iTunes, descarrega a versão e actualiza. Em qualquer dos casos, tenha a bateria com energia e pelo menos 1.3GB de espaço no dispositivo. caso não tenha este espaço livre, a Apple irá apagar algumas apps que depois poderá reinstalar. É um procedimento que começou a ser testado nas primeiras versões beta do iOS 9.

 

Exit mobile version