O mundo da tecnologia veio simplificar as coisas, até no modo de entrar em casa, quer dizer, na nossa e até nas dos outros. Não, não vou falar no pé de cabra, esse objecto altamente tecnológico para arrombar portas. Não. Vou falar de uma app, pois claro, uma aplicação para o smartphone.
A “coisa” está num nível que só mesmo visto, contado não devem acreditar. Apontem este serviço: KeyMe: Digital Keychain.
Então o mote deste novo serviço é muito simples, ter uma app no nosso iPhone que digitaliza as nossas chaves e, enviando para o serviço KeyMe. Este serviço recebe as suas chaves digitalizadas e pode enviar as mesmas pelos correios até sua casa. Se precisar de receber umas chaves da casa de férias antes de lá chegar e as tiver como digitalizar, até dá jeito este serviço, mas um qualquer serralheiro daqueles nos shoppings não fazem isso? Fazem pois, mas este serviço até vai mais longe.
Há espalhados por algumas cidades Norte Americanas alguns “quiosques” que já fazem isso na hora. O “cliente” chega ao local com a imagem tridimensional das chaves na app e através do ecrã do quiosque diz o que pretende. Minutos depois a máquina, após o pagamento, devolve as chaves já prontas, entre outros objectos que também são possíveis “fabricar”.
Pronto, agora um ladrão já não precisa de arrombar as fechaduras ou partir vidros, ou muito menos subir até ao segundo andar e entrar pela janela do WC que ficou aberta, nada disso, só tem que usar uma app, digitalizar as suas chaves sem que dê conta e levar a um serviço destes e ninguém lhe vai perguntar nada, até porque é tudo totalmente “anónimo”.
Contudo, há um lado prático destacado neste serviço, então se estiver preso nalgum sítio e tiver as suas chaves digitalizadas pode enviar a um amigo e pedir que este vá a um quiosque e faça uma cópia para o tirar de dentro de portas onde ficou trancado, também é argumento válido, verdade?
Mas há muitas mais situações fidedignas e válidas para justificar esta app e muito mais para justificar o serviço. Tudo isto ainda não está disponível a não ser nos Estados Unidos, mas é uma questão de tempo, e um dia teremos além de máquinas de refrigerantes ou máquinas de fotografias uma máquina de fazer chaves via uma app que digitaliza chaves de casa… e não importa de quem é a casa!
Para descarregar a app terá de ter uma conta na loja da Apple dos US, veja aqui como ter uma.