Há dias conversava com uma amiga, designer, sobre a importância dos gadgets “da moda” como ela lhe chama, na profissão dela. Embora seja uma fervorosa utilizadora de tecnologia, ainda não tinha percebido até que ponto poderia tirar proveito das características intrínsecas dos tablets e do iPhone, ferramentas que tem, mas para usos diferenciados, um pouco marginais à sua actividade.
Lançou-me então um desafio: diz-me meia dúzia de aplicações que entendas que possam ser úteis na minha actividade enquanto designer profissional.
Mãos à obra e espero ser bem sucedido 🙂
Começo por perceber o tipo de trabalho que desenvolve, percebo que adora desenho à mão livre, percebo que o seu estúdio trabalha com fachadas de edifícios essencialmente e interiores de grandes espaços. Ok… aqui há, na minha opinião e sempre sujeita a erros de apreciação, necessidade de ferramentas compostas, mas vamos arriscar algumas que tenho em mente para cada um destes segmentos.
1 – iMockups for iPad
A aplicação traz vários templates para que possa usar e transformar, tendo já uma base de trabalho iniciada e pronta. Além disso permite trabalho corporativo, onde o utilizador pode partilhar com a sua equipa a evolução de um ou dos vários projectos.
Como estamos a falar numa área profissional, o preço de 5.49 euros é acessível, pois rapidamente esta app fica paga pelo seu uso constante.
2 – Penultimate
Esta aplicação, para trabalho de rua, ajuda bastante os designers e será certamente uma ferramenta para escrever as suas ideias em cadernos com nome para cada assunto, projeto ou categoria. O Penultimate pode gerir tantos cadernos quantos forem criados, cada um deles com um número infinito de páginas.
Veja a sua lista num carrossel de cadernos clássico – ou ordene e navegue numa vista em grade rápida. Quando os seus cadernos ficarem grandes, poderá navegar com rapidez pelas páginas ou inserir, eliminar, duplicar ou reordenar páginas dentro e entre os cadernos.
Numa sala de aulas ou numa palestra, poderá usar o adaptador VGA do iPad para mostrar as suas notas num ecrã ou projector, permitindo que o púbico acompanhe o seu trabalho em tempo real. Imprima directamente do iPad com impressoras compatíveis com ePrint.
Esta é uma aplicação da casa Evernote o que, só por si, dá créditos seguros de grande qualidade e capacidade de produção.
3 – Adobe Ideas
O Adobe Ideas permite ao utilizador esboçar através de vectores a sua criatividade, re-utilizar cores específicas, usar a ferramenta conta-gotas para captar uma tonalidade e guardar temas de múltiplas cores existentes numa captura de uma fotografia, por exemplo.
Desfrute de 10 camadas de desenho mais uma camada de fotos para cada esboço, sem custos extra.
Ajuste a opacidade da camada e mova, rode e dimensione cada camada de forma independente.
- Simples ferramenta vectorial para desenho
- Tamanho de pincéis variável utilizando multi-toque de controlo
- Define o esboço do vector com a ferramenta Borracha
- Arrastar e soltar para guardar os temas de cores próprias
- Use até 10 camadas de desenho mais uma camada de fotos para cada esboço
- Enorme Ecrã virtual
- Rápido zoom e visão panorâmica
4 – WhatTheFont
Pode servir a imagem se a tiver nos seus arquivos, dentro das bibliotecas do iPhone ou pode usar a câmara do iPhone e fotografar a palavra, sinal, cartaz… o que for.
Depois use o dedo para seleccionar uma letra ou um número da imagem tirada e submeta essa imagem para que a aplicação possa procurar na base de dados o correspondente tipo de letra.
Simples e muito útil, esta ferramenta poderá ser encontrada na App Store e descarregada gratuitamente.
5 – Palettes
Esta aplicação é executada em um dos três níveis: Livre, Básico e Pro. A versão inicial livre é executado no nível Pro por um tempo limitado o que lhe permite testar a ferramenta. Então, esgotado o tempo, esta voltará para um nível gratuito. Assim que queira pode, em qualquer momento, comprar um dos níveis pagos, tanto o básico como o Pro.
6 – iPhoto
O iPhoto inclui revolucionárias funcionalidades Multi-Touch para que possa simplesmente usar gestos para escolher entre centenas de fotos e encontrar as suas preferidas, melhorar e retocar as suas imagens usando pinceis de dedo e partilhar fantásticos photo journals com o iCloud.
A aplicação tira total partido do magnífico ecrã Retina do novo iPad para imagens incrivelmente nítidas e realistas. O novo iPad também inclui uma câmara iSight de 5 megapixel para que consiga gravar, editar e ver vídeos HD a 1080p num único dispositivo, isso também vem aumentar o potencial das aplicações de edição de imagem.
Bom, estas são algumas, das muitas, que podemos sugerir. Existem muitas mais, ficam para uma segunda versão, não podemos pressionar muitos, vamos deixar amadurecer estas até que possamos apresentar mais um leque de alternativas e novas ferramentas para todas as necessidades que os designers possam ter e com isso, tenham o iPad como uma indispensável ferramenta do seu dia a dia.