Pplware

5 dicas imprescindíveis para tirar fotografias perfeitas com o seu iPhone

Agora qualquer pessoa só tira fotografias por dois motivos: por tudo ou por nada. A verdade é que os telemóveis começaram a trazer a opção de fotografia e hoje as máquinas fotográficas têm a opção de telefonar. Sinal dos tempos.

O iPhone tem dedicado grande atenção à fotografia e vídeo, tornando-se mesmo numa das máquinas com mais qualidade para esta arte que é a fotografia. Mas, nem sempre usamos as melhores ferramentas que o iOS nos fornece. Para isso, hoje trazemos 5 dicas simples, mas muito interessantes para o tornar num melhor “iPhonografo”.


Quem é que hoje não tem pelo menos mil fotografias tiradas com o seu iPhone nos últimos 5 meses? Provavelmente mil serão pouquíssimas e estaremos a pecar por defeito. Na verdade, cada um de nós hoje usa o smartphone mais para recolher imagens do que para telefonar.

Estas 5 dicas são dedicadas a quem não quer mais que as funcionalidades nativas do iPhone para fotografar.

 

1 – Fotografias de tamanho predefinido

Dependendo do objetivo da fotografia, o iOS permite que as fotografias, depois de tiradas, possam ser colocadas numa determinada proporção, automaticamente. Por exemplo, se pretender ter imagens panorâmicas, então poderá escolher uma resolução que lhe forneça já as imagens em widescreen.

Para recortar uma fotografia, toque em Editar e, depois, no ícone Recortar . Para escolher um tamanho predefinido, toque no ícone Proporção  e escolha uma opção. Para voltar à fotografia original, mesmo depois de guardar as alterações, toque em Original.

 

2 – Editar uma Live Photo

As Live Photos dão um toque de vivacidade ao tradicional frame que a fotografia congelou no tempo para toda a eternidade. Hoje, este tipo de “fotografia” capta alguns segundos de imagem corrida e até som. Fotos vivas que podem ser editadas com simplicidade.

Podemos alterar a imagem estática de uma Live Photo. Toque em Editar, deslize para selecionar uma imagem nova e, depois, toque em “Fotografia principal”.

 

3 – Ajustar as técnicas básicas da fotografia com… um toque

Muitas vezes, com um toque no sítio certo, conseguimos uma fotografia equilibrada, com os tons certos e um enquadramento perfeito. Não é necessário grande coisa, alias, como Steve Jobs costumava dizer: “A simplicidade é a sofisticação final”.

Ajuste a exposição – Assim, quando apontar a câmara, verá um quadrado amarelo que tem várias funcionalidades, mas é de trato fácil, apenas precisa de um toque ali, outro acolá. Toque onde pretende definir a exposição automática. Em seguida, deslize o dedo para cima ou para baixo para ajustar manualmente a exposição.

Inclua um ponto de interesse – Uma fotografia deve ter por base um elemento principal ou ponto de interesse. Este elemento dá significado à fotografia e oferece a quem a contempla um ponto para o olho focar. Sem esse ponto de interesse é improvável que a sua imagem prenda a atenção de quem a vai ver e, por isso, gerar a perda imediata da atenção do observador.

Ao fotografar, pergunte-se a si mesmo “Qual é o principal ponto de interesse nesta cena?” Ou “Qual é o meu assunto principal?”. Incluir um ponto focal geralmente é fácil, mas às vezes precisa descobrir um assunto interessante para incluir na sua cena.

Os cones com o avião no meio nesta imagem fornecem um “ponto focal”, o tal ponto de interesse. Sem estes elementos, a foto seria de interesse vago e não prenderia a sua atenção por muito tempo. Os cones proporcionam um lugar para o seu olho repousar, depois de ter olhado ao redor da imagem.

Siga a regra dos terços – A regra dos terços é um princípio de composição fundamental com o qual a maioria dos fotógrafos está familiarizada. Mas, como muitas coisas simples, às vezes é negligenciada ou mal interpretada. Se tiver isso em atenção e aplicar corretamente a regra dos terços às suas fotos do iPhone irá criar composições bem balanceadas e adequadas ao olho humano.

Na sua forma mais básica, a regra dos terços afirma que os assuntos mais importantes da foto devem ser colocados ao longo das linhas de grade e nas interseções dessas linhas, que são conhecidas como pontos de junção. Nesta foto pode ver que coloquei a lindíssima Maria Cerqueira Gomes ao longo da linha de grade lateral direita e que a parte mais importante (com mais destaque) – a cabeça – é colocada na interseção direita. No entanto, o exemplo acima não segue na perfeição a regra dos terços quanto às interseções, dirão os puristas.

Use linhas principais – Incluir linhas na sua composição é uma ótima forma de direcionar os olhos para a imagem. Em termos ideais, as linhas devem direcionar-se para o assunto principal e, em geral, funcionam melhor se estiverem na diagonal e não na horizontal ou na vertical.

Estradas, caminhos, ferrovias, pontes e rios são comummente usados ​​como linhas principais. Usadas corretamente, as linhas principais são uma das formas mais poderosas de criar uma imagem com um impacto visual realmente forte que fará com que as suas fotos do iPhone sejam notadas. A foto acima tem várias linhas principais que levam ao Farol da Ponta dos Capelinhos, na Ilha do Faial, Açores. As linhas convergentes captam a atenção das pessoas.

Dispare de um ângulo baixo – A maioria das fotos são tiradas da altura do peito de um adulto em pé. Esta pode ser a maneira mais conveniente de tirar uma foto, mas geralmente há opções mais criativas!

O utilizador pode melhorar facilmente as suas fotos encontrando uma perspetiva mais interessante para fotografar. Muitas vezes, a melhor maneira de fazer isso é simplesmente atirar de um ângulo menor.

Existem três ótimas razões para tirar fotos de um ângulo menor. Primeiro, as suas fotos ficarão automaticamente mais intrigantes, pois permitem que o observador veja o mundo de uma nova perspetiva. Em segundo lugar, ao fotografar de um ângulo mais baixo, pode mostrar o seu objeto apenas com o céu ao fundo. Essa é uma boa técnica para remover distrações indesejadas e destacar o seu assunto. Um terceiro benefício de tirar fotos de um ângulo baixo é que pode mostrar detalhes interessantes em primeiro plano que seriam perdidos, tal como a imagem em cima que fotografamos.

Mostre a profundidade nas suas fotos – Se reparar, as fotos que mais rapidamente atraem a sua atenção são as que transmitem uma sensação de profundidade. Isto capta e prende a atenção do observador. Isso é especialmente importante na fotografia de paisagens.

Existem várias técnicas fáceis que pode usar para criar profundidade nas suas fotos. Um dos métodos mais poderosos é incorporar linhas principais na sua composição.

Estradas, caminhos, linhas de comboio, rios, cercas, ondulações na areia ou da beira da água na praia são excelentes linhas de orientação. Essa bela imagem é um exemplo perfeito. Vê lá ao fundo o Gerês?

 

4 – Tirar selfies com temporizador

Use o temporizador de disparo para se incluir nas fotografias. Enquadre a fotografia, toque em botão Temporizador e no número de segundos e, em seguida, toque no botão do obturador e vá depressa para o enquadramento.

 

5 – Adicionar um filtro a uma fotografia

Está na moda, o Instagram e outras aplicações dedicadas à fotografia incutiram a “necessidade” de mascarar a realidade e pintar uma foto com tons diferentes. O iOS, na app Fotografias, permite que altere a imagem adicionando filtros.

Na aplicação Fotografias, toque em Editar e, em seguida, toque em botão Filtro. Quando encontrar o filtro pretendido, toque em OK. Pode sempre remover um filtro ao tocar em Original.

 

Em resumo…

Seguramente não vai ficar um profissional de fotografia apto para casamentos e batizados, contudo, irá sair já com mais informação para poder ter fotografias tiradas dentro das regras. As imagens serão melhores, com mais detalhe e, acima de tudo, serão “olhadas com outros olhos”. A fotografia é de tal forma importante que hoje as marcas de smartphones investem milhões para terem uma oferta de altíssimo recorte técnico. Devem ter razões fortíssimas.

 

Leia também:

Exit mobile version