Esta semana a Apple lançou o novo iOS 9 e, para quem esteve atento, foram apresentadas várias surpresas e um leque de funcionalidades que permitem uma utilização “maior” a quem usa o iPhone e principalmente o iPad.
É certo que muita coisa já tínhamos ouvido falar, mas usar é outra coisa, é outra experiência e o que ouvimos ganha outra vida. Assim, reunimos 20 funcionalidades que é obrigatório conhecer do iOS 9.
Mais que fazer correcções, mais que fazer limpezas estéticas, a Apple incrementou muitas novidades em termos de recursos que são necessários para um funcionamento alargado e duradouro dos iDevices. Há de tudo, há novidades relativas à gestão da energia, há novidades no iCloud, há novidades onde nem deveriam ser novidades… vamos conhecer cada uma destas 15.
1. Ícone Bateria
Há uma nova funcionalidade no Centro de Notificações. Este novo widget mostra agora a quantidade de bateria que tem o iPhone e o Apple Watch.
Para colocar esta função à vista, passe o dedo no ecrã para chamar o Centro de Notificações, depois desça e clique no botão Editar. Agora, no botão + (mais) que está atrás da palavra Bateria, clique para adicionar aos widget visíveis. E pronto, agora, caso tenha Apple Watch, também poderá ver aqui o nível de bateria.
2. Detalhes da Utilização da Bateria:
O iOS 9 trouxe uma nova dimensão de informação sobre quem está a drenar a sua bateria. As apps estão organizadas por ordem de consumo energético.
Para ter acesso à lista de apps que mais consomem a energia da bateria do seu iPhone ou iPad, vá a Definições > Bateria. Agora veja como é útil este nível de informação e ganhe o hábito de passar por aqui de vez em quando.
Se reparar nesta nova área verá que tem a hipótese de ver o consumo nas últimas 24 horas, nos últimos 7 dias e tem a informação conjunta, clicando no ícone do Relógio, do que está a correr em segundo plano e o que está a correr no ecrã. Impecável esta novidade neste sistema operativo.
3. Acesso rápido a chamadas e mensagens:
Esta opção é fantástica pela facilidade e rapidez de utilização. Agora, no meio do ecrã, deslize o dedo para baixo ou para o lado direito e terá acesso à pesquisa no Spotlight, até aqui tudo bem, mas o iOS 9 colocou mais informação.
Chama a esta nova área Sugestões de Siri e coloca contactos rápidos que podemos usar para fazer chamadas ou para enviar mensagens, visto que é um apanhado do que foi mais usado nos últimos tempos no iPhone. Agora muitas vezes já não vamos aos Contactos, porque o que mais usamos está ali.
4. Desactivar letras minúsculas:
Há quem não se dê bem com certas alterações. Assim a Apple dá a possibilidade de e desligar a opção que mostra agora no teclado as letras em minúsculas.
Para executar esta acção vá a Definições > Geral > Acessibilidade > Teclado e desligue a opção Mostrar teclas em minúsculas. Agora verá as teclas tal como as conhecia no iOS 8. Agora sem esta opção terá de olhar para a tecla shift para saber se as letras estão em minúsculas ou maiúsculas.
5. Marcação no Mail:
Esta opção é interessante. Vejamos um caso mais técnico: está numa reunião, faz uma foto de uma apresentação e sobre essa foto quer, já no mail, escrever ou desenhar em cima da foto, pronto, agora já é possível.
Seleccione a foto, quando aparecer a barra de ferramentas de formatação do texto, clique na setinha para a direita e escolha a opção Marcação. Agora tem acesso a um grupo de ferramentas de desenho.
6. Esconda as suas fotos ou selfies privadas:
No iOS 8 já era possível esconder uma foto dos olhos alheios. Agora pode ir ao seu rolo de fotos, que é onde normalmente as pessoas que usam o seu iPhone vão parar e escolher várias imagens que pode ocultar.
Estas desaparecem da pasta Todas as fotografias e coloca-as numa pasta que se chama Ocultas. Para isso use o ícone em baixo que se chama Ocultar.
7. Pesquisar nas Definições:
A Apple não consegue fugir ao que o Android também já sofre desde há muito tempo. Muitas opções provocam um desconforto ao utilizador pois começa a ter dificuldade em encontrar tudo, no meio de tantos menus. É o preço da evolução e só com mais ferramentas se consegue “combater” ou minimizar o castigo.
Assim, nesta nova versão do iOS a Apple colocou uma barra de pesquisa dentro da área Definições. É mais simples ir ter a algumas acções, bastando escrever ou falar, para que a pesquisa apresente logo um rol de opções.
8. Deixe de ver a app Wallet no ecrã bloqueado:
Por definição, o iOS 9 activa a funcionalidade de abrir a app Wallet apenas com um duplo toque no botão Home. Claro que o Apple Pay, e outras funcionalidades do Wallet, aparecem automaticamente quando accionados, mas pode ter alguma informação a que queira ter acesso rápido e com esta função pode atalhar caminho.
Se não a quer vamos a Definições > Touch ID e código e desligamos no fundo dessa janela a opção Wallet.
9. Novas vistas na app Saúde:
Esta app vai sofrer muitas alterações durante a sua vida. Isto porque a Apple está já a pensar colocar no mercado, pela mão de parceiros, mais dispositivos de monitorização da saúde. Assim, não será de estranhar que ao longo destes anos de evolução, a app venha a ter outra aparência e formas de leitura dos dados compilados.
No iOS 9 já sofreu uma pequena alteração, agora em cada quadro se virar o iPhone na horizontal vai gostar dos novos modos gráficos. Os dados até ganham outra vida.
10. Desligue o abanar para retroceder:
Com a introdução de novos ícones nos teclados, a Apple deixa de precisar da funcionalidade que permitia abanar o iPhone ou iPad para desfazer o que estava escrito ou depois de ter apagado algo.
O “undo” muitas vezes até atrapalhava, pois quando agitávamos acidentalmente ele lá apagava algo e tínhamos de voltar a agitar para fazer “redo”. Isso pode ser desligado. Vamos a Definições > Geral > Acessibilidade > Abanar para desfazer… colocamos não.
11. iCloud Drive app:
Não se percebeu esta novidade da Apple que ficou escondida. Muitos utilizadores podiam utilizar toda a vida o iOS 9 sem dar conta que tem uma app nova, que se chama iCloud Drive.
Esta app está escondida e depois de colocada “à mostra” permite que tenha acesso ao seu espaço iCloud que funciona (mais ou menos) como uma Dropbox. A pasta pode ser usada no OS X e podemos lá colocar o que entendermos, sendo também possível escrever nas apps que lá estão e guardar os documento que depois vamos consultar a partir dos dispositivos móveis.
Para activar a app no iOS 9 vamos a Definições > iCloud > iCloud Drive e deslizamos o botão para sim.
12. Mais opções Multitarefa no iPad:
Apareceu no iOS a possibilidade de usarmos o ecrã para ter várias apps a correr, ter mais interacção com o que se passa no ecrã. Dentro de Definições > Geral > Multitarefa pode Permitir várias aplicações, quer isso dizer que quando passa o dedo a partir do lado direito do ecrã, no seu iPad, pode puxar temporariamente para o ecrã uma outra aplicação.
Além disso há a gestão dos Gestos e uma funcionalidade excelente, que é a Sobreposição de vídeo persistente. Quando esta opção está activada, os vídeos continuarão a ser reproduzidos numa sobreposição, tipo uma janela flutuante, mesmo quando prime o botão principal. Não é só no iPad Air 2 ou no iPad Pro ou mesmo nos dois últimos iPads mini, isto funciona em iPads anteriores.
13. Spotlight apresenta contactos com mais opções:
Outra boa funcionalidade que apareceu no iOS 9 foi a diversidade de informação sobre contactos que o Spotlight fornece. Quando procuramos um contacto, aparece logo o ícone do contacto com acesso rápido ao telefone, FaceTime e mensagens.
Para ter acesso ao Spotlight deslize o dedo no ecrã, quer para baixo quer para a direita, no ecrã principal. Mais uma opção que ajuda a atalhar as comunicações.
14. Modo de leitura melhorado:
Agora pode personalizar a forma como quer ler os sites no Modo de Leitura do Safari.
Abra a página no Modo de Leitura e clique no botão “aA” que encontra na barra de endereço e personalize a cor do fundo, a fonte e mais alguns itens.
15. Respostas rápidas melhoradas:
Agora todas as apps têm acesso às respostas rápidas quando o utilizador não está na app.
Isto mostra no topo do iPhone uma barra com dois botões, o Desactivar e o Responder. Ao responder, o ecrã salta para a app que lhe vai permitir essa acção.
16. Active a função Modo de baixa potência manualmente:
O iOS 9 traz uma gestão de energia muito melhor que nas versões anteriores. Agora, quando a bateria do seu iPhone atinge os 20% é-lhe solicitado que active o Modo de baixa potência.
Ora, este modo o consumo de energia é temporariamente reduzido até poder carregar o iPhone. Quando está activa esta opção, a obtenção de correio, a actualização de aplicações em segundo plano, as descargas automáticas e alguns efeitos visuais são reduzidos ou desligados, aumentando um pouco mais a disponibilidade da bateria.
Mas pode fazer isso sempre. Se for para um sítio onde sabe que não vai ter durante muito tempo acesso a energia para carregar o iPhone, active logo este modo e o iPhone dura muito mais. Para isso vá a Definições > Bateria >e dentro da janela active o Modo de baixa potência. Verá que o ícone da bateria passa de verde a amarelo.
17. Zoom nos vídeos:
Quantas vezes não foi fazer pinça com os dedos para aumentar um vídeo, tal como faz nas imagens? Não dava, verdade? Pois agora já dá.
É uma funcionalidade muito interessante e que é tão intuitiva como se fosse uma foto.
18. Utilize o Apoio a Wi-Fi para melhorar velocidades baixas:
Se a sua rede Wi-Fi é super lenta, com esta nova funcionalidade, em vez do iPhone estar ali a pensar para conseguir abrir uma página ou descarregar um mail, ele, depois de avaliar que a rede LTE está mais rápida faz a comutação automaticamente.
Esta funcionalidade vem activa de raiz, mas para verificar mesmo se a tem activa, até porque dá uma grande ajuda em locais onde o Wi-Fi está sobrecarregado, vá a Definições > Rede móvel e bem cá em baixo dessa janela está a opção Apoio a Wi-Fi.
19. Cale o Siri
Há pessoas que já usam o Siri de forma frequente. Mesmo sem termos o Siri em português de Portugal, este é muito útil, claro que quando, em breve, vier com o português de Portugal, será ainda mais. Mas este assistente pode ser muito aborrecido.
Por vezes podemos estar a ver um filme, no cinema ali tranquilos e em silêncio e o Siri começa a disparatar. Agora já pode calar o Siri quando coloca o iPhone em silêncio. Para isso basta ir a Definições > Geral > Siri > Respostas faladas e colocar na opção Controlar com manípulo de toque.
Assim, neste modo o Siri silenciará automaticamente as respostas áudio quando colocar o interruptor de toque no modo sem som.
20. Desenhe a sua assinatura para a tornar digital, sem sair do Mail:
No ponto 5 mostramos uma nova funcionalidade, a de desenhar e escrever sobre uma imagem que vai num anexo do mail sem sair da app de mail. Pois bem, essa nova funcionalidade traz mais que os desenhos e de texto em cima da foto ou de um qualquer documento. Pode criar a sua assinatura digital, desenhando a mesma.
Para isso só tem de usar o mesmo modo na barra de ferramentas de formatação, dentro do Mail, clica em cima da imagem para aparecer a barra de formatação. Depois escolher Marcação e depois Assinatura. Essa assinatura é útil quando temos um documento em imagem e queremos colocar a nossa assinatura sem ter de o imprimir, assinar e voltar a digitalizar. Muito útil.
Em resumo…
Há muitas mais novidades, decalcamos aqui 20 mas no iPad ainda vai ter oportunidade de ver muitas mais. Aqui no iPhone ficaram as principais, mas cada um irá deparar-se com funcionalidade mais refinadas que conferem logo outros cenários de actuação.