Pplware

11 dicas para poupar a bateria do iPhone

Os smartphones não foram concebidos para ter uma grande autonomia, isso está provado e já mostrámos o porquê.

Agora vamos imaginar que está numa situação onde tem de poupar energia do seu iPhone pois tão cedo não terá como o carregar e o prioritário é mesmo fazer chamadas. Como poderá maximizar a autonomia do seu smartphone?

Estas sugestões podem ajudar o utilizador numa situação de emergência, mas podem ser utilizadas no dia a dia, aumentando o desempenho do iPhone, permitindo ao utilizador uma autonomia maior sem ter a preocupação de estar diariamente a recorrer ao carregador.

1 – Brilho do Ecrã

Ajuste o brilho para 50% ou menos

Esta é das mais populares dicas para poupar energia. Reduza a intensidade da luminusidade do seu ecrã para cerca de 50%. Isso fará com que a bateria dure mais e nota-se efectivamente essa melhoria. Não será por isso que deixará de ver bem o que se passa no ecrã do iPhone.

Mas não será só aqui que poupará. Há mais por onde ir poupar consumo de energia.

2 – Desligar o Wi-Fi

Ligue o WiFi só quando precisar

O facto de estar sempre com a antena WiFi ligada tem um consumo. Claro que torna-se mais rápido a ligação às redes WiFi disponíveis mas, na generalidade dos casos, andamos muitas vezes sem necessidade nenhuma deste recurso ligado.

Se o desligar, verá que também é um factor de poupança.

3 – Desligar as Notificações por Push

O Push consome não só energia como dados

As notificações por Push funcionam mantendo uma ligação permanente aos servidores da Apple. Isto faz com que haja uma carga no processador e requer uma constante ligação a um serviço de dados, “drenando iões” valiosos no processo.

4 – Desligar os dados 3G/4G

Se não utiliza, porque tem a antena ligada?

As redes de dados 3G e 4G são de outra ordem qualitativa, mais largura de banda, transportam mais qualidade. Se não necessitar de ter os dados ligados constantemente, esta antena pode poupar muita energia à sua bateria, pois o smartphone consome muito mais para captar sinal de dados 3G e 4G drenando com facilidade a autonomia energética.

5 – Desactivar o Obter dados automáticos no Email

Use a opção Manualmente, dessa forma poupará bateria

Ter os emails a chegarem de forma automática ao cliente de mail no iPhone é interessante, recebemos a notificação e quando abrimos o email já lá estão as mensagens. Mas este processo obriga o serviço a verificar de forma temporizada a caixa de mail no servidor por mensagens, consumindo recursos. Mais uma ligação que é desnecessária em tempo de poupança. Desligue.

6 – Desligue o Bluetooth

Muitas vezes está ligado e nem dá conta

Aqui não há muito a dizer, é claro como a água (água limpa). Mas eu continuo a ver muitos utilizadores com o Bluetooth ligado sem darem conta que estão a alimentar um recurso que não está a fazer nada activo. Mesmo que este esteja “parado” está a consumir, pois está à escuta.

Embora este protocolo Wireless seja extremamente eficiente, em termos energéticos, quando não está a ser usado é um desperdício enorme e no iPhone ainda se usa menos, pelas suas especificidades. Desligue.

7 – Desligue os Serviços de Localização

Muitos utilizadores nem tiram partido, desligue!

Os Serviços de Localização são uma moda dos sistema operativos modernos. Não há app que não queira saber onde estamos (sabe-se bem lá para quê), seja uma pesquisa, seja uma aplicação de imagem ou outra coisa qualquer, recebemos logo a pergunta: A aplicação xpto pode ter acesso à sua localização?

Estes Serviços de localização usam uma combinação de GPS e triangulação com as antenas dos operadores de sinal. Ambos os métodos são óptimos para drenar a bateria e nenhum deles é necessário para fazer chamadas telefónicas. Se queremos poupar para canalizar recursos para as chamadas, desligue todos os Serviços de Localização. Pode ficar menos atraente o seu smartphone, mas vai ter mais energia para o que lhe é importante.

8 – Desligue o telefone em áreas de sinal fraco

Se nalgum local tiver pouco sinal, desligue o iPhone

Se está num local onde não precisa de estar com o smartphone ligado e sabe que tem fraco sinal de rede telefonica, desligue o telemóvel. Quando existe fraco sinal, o equipamento gasta imensa bateria para captar sinal o que em pouco tempo consome uma grande percentagem das reservas energéticas apenas para tentar estar ligado a uma célula que cobre a area onde se encontra.

Então, se está no meio do nada e não há sinal, não desperdice energia tentando procurar um. Como foi mencionado o uso de energia para todo o sistema de rádio é aumentado muitas vezes, assim o dispositivo tem estar continuamente aumentar o sinal de entrada e de saída. Se estiver numa área com sinal baixo, o iPhone vai aumentar o sinal várias vezes, na tentativa de manter uma ligação funcional.

9 – Desactive o Vibrar

Pode ser uma coisa mínima, mas poupa!

Pode parecer pouco, mas se está mal de energia e ao receber uma chamada o motor que vibra ainda vai drenar o pouco que existe, então só pode estar a piorar o cenário. Mantenha, já agora, o volume baixo. E já agora, não use o iPhone como iPod, mas isso para quem quer poupar energia… é básico verdade?

10 – Desligue o Siri

O Siri é uma fonte de consumo de dados e de energia

Ontem, a falar com um amigo que se queixava de não conseguir um dia com uma bateria no seu iPhone, perguntei “tens o Siri ligado?”, ele respondeu “tenho”… “mas usas o Siri”, e ele disse, “não”… mas para que raio querem o Siri ligado se não o usam?

Quando tiver o idioma português, acredito que muita gente depois o vá usar e abusar, mas nesta altura tenha em atenção que o Siri estar ligado pode ser uma fonte de consumo de dados e energia. Desligue.

11 – Desligue o Facebook

Para muita gente é um vício como o cigarro!

As aplicações são gulosas. Isso está provado, basta instalar uma app que monitorize o consumo de energia e determine os agentes e verá que as aplicações estão entre os maiores consumidores. O Facebook está no top… (será preciso dizer que jogos nem pensar?)

Em resumo…

Se fizer bom uso do seu smartphone, não o deixar aquecer em demasia, se o mantiver em bom estado e lhe der uma boa via, ele durará muito tempo. Não precisa de o deixar descarregar constantemente, faça-o uma vez por mês, isto porque as baterias de iões de lítio têm uma necessidade diferente das baterias do passado, têm ciclos de utilização. Mas pode ver este nosso artigo para perceber melhor sobre este assunto.

Este artigo vem, de alguma forma, actualizar um outro que em tempos eu já havia deixado aqui. Os tempos vão trazendo mais recursos e vamos acrescentando algumas funcionalidades e relembrando outras.

Exit mobile version