Pplware

10 coisas que você não sabia que o seu iPhone pode fazer

O seu iPhone é uma das máquinas mais completas à face da terra. Não só traz imensas ferramentas nativas, como dá suporte a dispositivos que podem controlar a sua vida em quase tudo, é mesmo o suporte mais completo que o homem fabricou, para o seu dia a dia.

Mas há muitas coisas que desconhece no potencial do seu iPhone, vamos deixar algumas novidades que o vão deixar “de boca aberta”!

Quando afirmamos que é o equipamento mais completo que o homem criou estamos claramente a referir-nos a tudo o que envolve um iPhone, desde sistema operativo, o iOS, serviços, aplicações e dispositivos que podem estar associados ao iPhone e prestar apoio aos seus utilizadores.

Sabia que o iPhone pode emparelhar com um smartwatch Pebble e transmite ao utilizador toda a informação que chega ao smartphone? Mas não é só, se utilizar um sensor Fitbit Flex poderá monitorizar continuamente os seus movimentos e padrões de sono. Dormir bem traz qualidade de vida.

Mas no dia a dia poderá ter necessidade de verificar o seu ritmo cardíaco, então o seu iPhone poderá emparelhar com uma banda cardíaca, colocado no seu peito, uma Wahoo Fitness Blue HR ou uma banda de braço como a BodyMedia fitness. Se está todo o dia sentado, pode verificar se está ergonomicamente correcto a trabalhar, poderá usar um sensor de postura Lumoback que vibra quando detecta uma má postura corporal.

São apenas alguns exemplos, pois pode fazer tudo com o seu iPhone, mesmo em sua casa, desde controlar uma máquina de café, monitorizar o som, a qualidade do ar e a temperatura com o sensor Netatmo, controlar a sua iluminação recorrendo a um sistema de iluminação Hue ou controlar dispositivos em qualquer parte do mundo usando os sensores de movimento Wemo.

Mas há muito mais, um mundo de aplicações e dispositivos que permitem tudo… depois há aquilo do seu dia a dia, as coisas simples que o seu iPhone permite, mas que você desconhece!

Sabia que o seu iPhone permite…

 

1 – Colocar um código de acesso usando letras em vez de ser só de 4 números?

Normalmente as pessoas colocam no acesso ao iPhone apenas 4 dígitos, o “usual” solicitado pelo sistema. Mas no iPhone pode ter um código de acesso mais completo, em vez deste estilo “PIN” poderemos ter uma palavra-passe mais complexa.

Dica: Quando comprar um iPhone e colocar o seu cartão da operadora, retire logo o PIN do cartão. Coloque sim o código de acesso ao iPhone. E porquê?

Repare, se lhe roubarem o iPhone poderá usar o sistema Encontrar iPhone, contudo, se acabar a bateria e o “larápio” o voltar a carregar, mal o ligue ele vai entrar no sistema da operadora e activar os dados. Se tiver PIN irá pedir o PIN do cartão e como quem o roubou ou encontrou não sabe, não o vai ligar à operadora (TMN, VODAFONE ou OPTIMUS) logo vai perder o rasto dele. Desligue o PIN, assim a máquina quando se ligar vai logo dizer onde está.

 

2 – Personalizar a vibração do iPhone conforme contacto

Muitas vezes nem usamos o toque do iPhone, simplesmente deixamos a vibrar. O iPhone permite que o utilizador crie um vibrar para cada contacto, assim, só pelo vibrar, já sabe quem lhe está a ligar.

Para activarmos esta função:

Dica: também podemos activar os alertas flash LED. Se o utilizador necessitar de ser avisado da chegada de uma chamada (não funciona para chamadas Face Time)/Notificações por uma sinalética luminosa, o iPhone permite que crie um padrão de impulsos do flash para o avisar que está a receber uma chamada e, caso personalize esses impulsos, saberá de quem se trata.

Para activar esta função basta ir a Definições > Geral > Acessibilidade e activamos no grupo Audição os Avisos com flash LED.

 

3 – Coloque o iPhone em modo avião para o carregar duas vezes mais rápido

Este assunto foi abordado há uns tempos no Pplware. Não será só o iPhone mas qualquer smartphone actual.

Pode ver neste artigo que ao colocar o seu smartphone em modo Avião ou Modo Voo, este irá carregar duas vezes mais rápido, isto porque não estará, enquanto carrega, a desperdiçar energia a alimentar as antenas de comunicação, assim como todos os processos activos de notificações associadas ao desempenho da máquina ligada ao mundo.

Dica: Há muitas outras acções que pode fazer para poupar energia, aumentando o tempo de autonomia do seu iPhone. Entre elas está o diminuir o brilho do ecrã, desligar o WiFi se não precisar dele, desligar os serviços de localização, entre outras que pode ver neste artigo.

 

4 – Peça ao Siri para ler o seu email em voz alta

Ok, ainda não está disponível em português, é verdade, mas já experimentou, mesmo assim, configurar o Siri para o idioma espanhol mexicano? Experimente.

Depois diga ao Siri “leer mi correo electrónico” (“leia o meu e-mail”) e verá que o Siri vai ler o seu mail num espanhol perfeitamente perceptível. Irá ouvir o nome do remetente, a data/hora da mensagem e o assunto dessa mensagem. Mas também o poderá fazer em inglês, embora que a leitura do texto em português fica, em grande parte dos casos, imperceptível. Mas pode sempre experimentar algo como “read my email” (“leia o meu e-mail”) ou ainda “read my latest email” (“leia o meu último e-mail”) e ainda perguntar “Do I have email from [person]?” (“Eu tenho e-mail de [nome da pessoa]?”).

Podemos também pedir para ler uma mensagem que acabou de chegar, sem termos de tirar os olhos da estrada, basta pressionar o botão Home ou, no auricular, o botão central do comando e pedir “lee mesaje” e em alto e bom som teremos a mensagem lida.

 

5 – Veja a hora e o dia em que uma mensagem foi enviada

Este truque é simples, mas muita gente não sabe que o pode fazer. Para ver a data e a hora de uma mensagem enviada ou recebida, só precisa de deslizar os balões das mensagens, sejam ela via iMessages ou as tradicionais SMS. Irá ser mostrado um indicador com a hora e dia em que a mensagem foi enviada/recebida.

Dica: Numa conversa pode querer que algum balão seja removido, dessa conversa. Dê dois cliques em cima desse balçao e poderá seleccionar apenas um ou até seleccionar todas as mensagens e apagar tudo de uma só vez.

 

6 – Tire mais proveito do seu Calendário com uma versão mais detalhada

Para ter mais informação, vire o seu iPhone na horizontal, com a app Calendário aberta. Verá mais detalhes do que tem agendado.

Vire o seu celular para o modo horizontal quando estiver no app do calendário, para ver uma versão mais detalhada dos compromissos.

Dica: No novo iOS 7.1 poderá tirar mais proveito desta app, isto devido a alterações que foram incluídas nesta versão mais recente, por exemplo a possibilidade de ver eventos na lista por mês ou a inclusão automática de feriados específicos de diversos países;.

 

7 – Tire muitas fotografias de uma única vez

O iOS 7.0 trouxe o modo burst à aplicação de fotografia do iPhone. E é simples usar, basta apertar o botão do obturador, sem largar, e verá o número das fotografias tiradas no ecrã, é muito rápida esta ferramenta e irá tirar centenas, se pretender que estarão “juntas” numa só, na galeria de imagens do seu iPhone.

Dica: depois de tirar muitas, clique, na galeria de imagens, na única imagem que verá. Agora poderá escolher ou editar a imagem ou as imagens, para isso repare em baixo, na janela da galeria onde diz “Editar” e “Favoritas…“.

 

8 – Agite o iPhone para apagar o que escreveu

Uma opção que existe desde os primórdios do iOS é o agitar para desfazer o que foi escrito e voltar a agitar para refazer, uma espécie de “undo e Redo”. Quando está a escrever no seu iPhone (ou iPad) poderá enganar-se e para voltar atrás agite o iPhone, ele irá disparar uma mensagem para confirmar o desfazer do texto que inseriu. Se na realidade estava correcto e quer voltar ao ponto onde estava, então volte a agitar o iPhone e ele mostrará outra mensagem, a perguntar se quer refazer a acção. Simples.

 

9 – Use o seu iPhone com se fosse um nível

Para obter esta ferramenta basta deslizar a aplicação bússola para a esquerda e terá outro quadro, um nível.

 

10 – Desativar Compras Integradas (In-App) no iOS7

Esta é uma dica de protecção. As compras In-App estão muito na moda. Há grandes títulos no segmento gaming que estão a ser oferecidos aos utilizadores do iOS sem qualquer custo. O que noutros segmentos custam 20 ou 30 euros (ou até mais), no iOS estão a ser oferecidos. Claro que tem um objectivo. A ideia é fidelizar o utilizador para este, depois de envolvido no jogo ou aplicação, comprar mais opções dessa app recorrendo a este método, as compras In-App.

Desligue esta opção para que o seu filho não fique tentado a “comprar moedas” ou “vidas” nos jogos (sabe-se lá se não conhecem a sua password da App Store.

A partir de agora já não terá problemas em ser “surpreendido” com compras “de vidas extra” ou de algumas “formas de lucro” que os jogos e outras apps tentam conseguir com este tipo de política.

Em resumo…

Estas são algumas “coisas” que desconhece, mas que lhe podem fazer muita falta.

Exit mobile version