Pplware

10 brilhantes aplicações para a Touch Bar do seu MacBook Pro

A nova Touch Bar que vem incluída em vários modelos do MacBook Pro de 2016, à primeira vista, parece não ser mais que a “virtualização” das teclas de serviço e função que os normais teclados dos Macs têm fisicamente. Pois bem, este “ecrã” tátil em forma de barra é muito mais que isso e pode trazer agradáveis surpresas.

Se há “organismos” que as querem deixar de fora das salas de aulas, também há já uma grande legião de programadores a fazer fantásticas peças de software. É isso que hoje vamos dar a conhecer.

Enquanto a Apple não se lembra de criar uma Touch Bar App Store, vários programadores deitaram mãos à obra e criaram verdadeiras obras de arte para dar mais vida a uma peça de hardware que a Apple colocou nos seus novos MacBook Pro. Na verdade, esta barra tem recursos próprios o que lhe permite estar independente do ecrã do Mac e, com isso, oferecer um nível de serviços adicional ao utilizador.

Ainda estamos muito no início desta novidade, vamos imaginar o que poderá ser colocado na barra dos Macs que traga utilidade à utilização. Deixamos, para já, 10 brilhantes aplicações para a Touch Bar do seu MacBook Pro.

 

TouchSwitcher

TouchSwitcher é uma fantástica aplicação que tira todo o proveito da Touch Bar para trazer ao utilizador os atalhos rápidos às suas aplicações. Basicamente, este software chama à barra a pasta de aplicações e promove a interacção das apps com as necessidades do utilizador. Facilita o acesso ao software tal como o acesso às funções nativas, para a qual a barra foi nativamente projectada.

Sem dúvida que é um passo importante para estender a acção desta nova funcionalidade criada pela Apple nos novos MacBook Pro.

 

Rocket

Se o TouchSwitcher era já um avanço significativo, então o Rocket vem adicionar o acesso às Pastas de sistema bem como o acesso às aplicações em utilização. Para invocar esta função na barra, o Rocket disponibiliza na barra de menus um atalho de duas teclas.

Se acha que esta barra está limitada, bom, saiba que apenas está limitada à criatividade dos programadores e, tal como sabemos, não há limites para desenvolver peças de software fantásticas.

 

Touch Bar Piano

Quando, no tópico anterior, falámos em criatividade ilimitada estávamos a falar deste software. Touch Bar Piano é a mostra que hoje pode ser adicionada a esta barra um sem fim de novidades e utilidades.

Para ter uma ideia, numa simples barra, sensível ao toque, estão disponíveis com este programa cerca de 28 tipos de instrumentos. Além disso, há ainda outras acções para que possa fazer música com esta barra.

 

Doom

Doom é a prova que até jogar é possível e com um certo nível de gráficos apurados. Óbvio que não teremos uma jogabilidade que se confunda com uma consola, mas é sempre um exemplo para mostrar o poder de processamento embutido nesta barra. Agora pensem em tudo o que se pode fazer.

 

KnightTouchBar 2000

Das utilidade mais complexas, aos exemplos mais simplistas e apenas demonstrativos, este é um dos que trazem à memória uma barra “com vida própria”… quem não se lembra do Kitt?

Não serve para mais nada se não exibir esta recordação do passado.

 

Pac-Man PacBar

Depois de introduzirmos o tema dos jogos na Touch Bar e de termos aberto o baú da saudade, que tal relembrar o Pac-Man?

Sim, é jogável, dentro dos possíveis e traz o som, a inesquecível banda sonora.

 

Lemmings

Outro jogo básico mas que poderá evoluir para algo mais complexo. Claro que esta barra não foi pensada para jogarmos, estes exemplos servem, basicamente, para dar a conhecer algumas das capacidades da tecnologia envolvida.

 

Touchbar Nyancat

Não faltam os muitos exemplos de criar um ícone da inutilidade, sim, o Touchbar Nyancat personaliza o nada… a inutilidade, mas que tem lugar no imaginário de milhões de pessoas!!!

 

TouchFart

Não podiam faltar as ideias “de caca”. Umas bufas podem ser programadas e adicionados botões para, quando nos estão a aborrecer, soltarmos gases mortíferos a partir da barra.

 

TouchBarDino

Por fim… mais um jogo do tipo Salta por cima do dinossauro. Se está com paciência e quer relaxar um pouco… salte.

 

Estas e outras novidades são apenas amostras claras do que pode ser feito neste âmbito. Pese o facto de ter ainda poucos meses de mercado, a barra poderá trazer ao utilizador vários atalhos, utilidades que criarão hábitos novos para o segmento dos portáteis da Apple. Se conhecerem mais, partilhem.

Leia também:

Exit mobile version