Há dias, numa conversa com um colega jornalista, ele dizia que toda a gente escrevia sobre aplicações para iPad mas num âmbito mais de lazer, pouco apareciam aplicações para o mundo profissional, para o dia a dia de quem usa o iPad para trabalhar.
Encarando tais palavras como um desafio, até porque existem milhares de aplicações para o mundo profissional, seja ele que segmento for, decidi fazer um top genérico de aplicações para jornalistas, sejam eles da área de deporto, revistas cor-de-rosa, tecnologia, etc. Não é fácil, cada um tem as suas especificidades, até como utilizador integrado numa esfera cooperativa. Aqui ficam as primeiras 10 apps que considero, desde já, fantásticas.
O iPad,mais concretamente o iOS dá para “aplicar” a muitos, se não mesmo quase todos, os cenários de trabalho. Há um ou outro método que teremos de contornar, mas há outros que são tipo “via verde” dada a facilidade que o ecossistema Apple traz ao utilizador.
Mas vamos lá começar a apresentar a lista.
Dragon Dictation
Assim, o jornalista com esta app faz transcrições de voz para texto. Estes textos podem ser enviados como SMS, e-mail, ou colados em qualquer aplicação utilizando a área de transferência, depois pode dar seguimento para as redes sociais, como o Twitter e Facebook. Esta app tem a característica de edição inteligente, que fornece uma lista de palavras sugeridas. Tem uma interface de correção acionada por voz e necessita de ligação WiFi ou 3G/4G.
SoundNote
Para representar algum esquema, que reteve durante uma entrevista, o jornalista pode recorrer a uma poderosa ferramenta de desenho do SoundNote para esboços rápidos. Também é fácil de os editar. Carrega num desenho para o seleccionar, ou carrega duas vezes para seleccionar um traço individual. A partir daí, pode arrastá-lo para onde quiser, ou carrega “Apagar” para se ver livre dele. Use os dois dedos para deslizar ou fazer zoom.
Quando tiver terminado, partilhe o texto e imagens com a redação, pode enviar as suas notas áudio, textos e desenhos via email ou colocar directamente num qualquer Mac ou Pc. As notas áudio são gravadas no formato M4A: Uma hora de áudio de alta qualidade corresponde apenas a 25MB.
SoundCloud
Há uma área lúdica que permite descobrir música, partilhar música e até ter seguidores, é como uma rede social de temas que colocamos dentro do serviço, mas aqui é para colocar as suas gravações de forma privada para ser somente para o seu uso profissional.
Se pretender, pode mesmo na app cortar o que não interessa da conversa e gravar. Depois no serviço, pagando pelo modo PRO, que o pode fazer pelo site através do seu perfil, tem a capacidade de gravar mais tempo e mesmo por tempo ilimitado e descarregar o som para lá enviado. É uma excelente ferramenta se precisar de guardar som gravado num serviço com boa qualidade e com muito espaço.
Snapseed
O Snapseed será a única app de fotos que o jornalista quererá usar sempre. A app torna qualquer fotografia extraordinária com uma experiência de foto de alta qualidade e divertida diretamente na ponta dos seus dedos.
O jornalista com esta app pode ajustar facilmente as suas fotos com um simples toque, usando a função Corrigir automaticamente. Pode refinar as suas fotos de uma reportagem para obter a perfeição com a função Sintonizar imagem e para melhorar às vezes alguns defeitos, use o Ajuste selectivo para aprimorar objectos ou áreas específicas nas fotos.
Quando for a escolher aquela foto para o artigo, dê um toque de classe, ou um toque dramático, para isso faça testes com filtros inovadores como Retrolux, Drama, Vintage, Grunge e Tilt-Shift
Esta app, e entrando já numa área mais técnica, permite imagens de 20,25 MP para os mais recentes iPads, mas tem resoluções mais baixas para iPads mais antigos. Exporta fotos no formato JPEG e TIFF. Mas há muito mais que pode explorar. Resumindo: é fabulosa!
Pages
Um jornalista não é de grandes esquisitices, mas mesmo assim nesta app tem ao dispor 16 modelos e estilos da Apple e crie cartas, relatórios, folhetos, postais e posters sem qualquer dificuldade. Personalize o seu documento com as cores, tipos de letra e texturas de que gosta. Use o iCloud para continuar a editar o seu documento exactamente onde tinha parado num outro dispositivo, no meu Mac, por exemplo, quando chega à redação ou a sua casa.
Veja e edite ficheiros do Pages ’09, do Microsoft Word ou de texto não formatado; importe ficheiros do Mail, da web, de um serviço WebDAV ou do seu Mac ou PC através da partilha de ficheiros, arraste documentos do Microsoft Word ou de texto não formatado do seu PC para icloud.com para os ver automaticamente nos seus outros dispositivos.
Mas há muito, mas mesmo muito mais para descobrir e usar. Esta ferramenta adapta-se às necessidades de um profissional como nenhuma outra e permite que trabalhe como nunca pensou trabalhar num iPad. Insira gráficos, imagens e formate com um arrastar do dedo. Use opções avançadas totalmente compatíveis com a mesma aplicação mas para desktop.
Em resumo…
Há milhares de apps que podem ser usadas por jornalistas. Há muitas aplicações para muitas necessidades e cada profissional tem as suas especificações. Podem procurar agendas de trabalho, clientes de mail, outros programas de edição de imagem, podem tratar som, podem até ir mais longe. Tudo depende das vossas necessidades. Este compêndio de 10 apps ainda não está terminado, deixo agora 5 e as próximas 5 serão outras que também, na minha opinião, serão de grande ajuda para estes profissionais da informação.
E na vossa opinião, que apps poderão encaixar nesta lista?