Pplware

10 aplicações essenciais no seu novo Mac

Este ano, após uma época festiva, vai iniciar-se com o seu Mac novo. Uns acabaram de abrir a caixa de um fantástico iMac 5K, outros de um Macbook Pro Retina e outros ainda estão com o Air a pavonear qualidade e bom gosto… Mas o OS X que mora dentro dessas máquinas é um poderoso sistema operativo e tudo conjugado irá fazer de si um utilizador super equipado para enfrentar praticamente tudo o que o mundo da informática lhe pode mostrar como desafio.

Dirá, contudo, que nativamente o sistema precisa de uns ajustes… Sim é verdade, mas também é verdade que pouco falta a um sistema destes e o que não traz, nós ajudamos a carregar.

Assim e para todos os que são felizardos utilizadores destas máquinas da Apple, deixamos um TOP que tem de conhecer. São 10 sugestões de aplicações que trazem produtividade e qualidade de serviços. Além das apps, esta amostra serve para lhe dar também exemplos do que pode levar a sua máquina a fazer.

Aqui estão as nossas sugestões:

 

1# Cinch

Deixa para trás o Windows e mergulha neste fantástico mundo da Apple. Certo, embora o Windows seja um dos mais fantásticos sistemas operativos da actualidade, o OS X Yosemite não lhe fica atrás.

Para todos os utilizadores/ex-utilizadores Windows que sentiram falta da funcionalidade snapin, aquela que ajusta as janelas de forma dimensionada no ecrã, saibam que existe a mesma funcionalidade no OS X.

A app Cinch para Mac OS X permite gerir com o arrastar do rato as janelas definindo se as quer à esquerda, à direita ou em ecrã total no seu Mac. É tão fácil como no Windows, basta arrastar uma janela até o cursor do rato entra numa dessas zonas. Perceberá que está nas zonas “quentes” quando for mostrado uma “picotado” ou um rectângulo de selecção a indicar onde está disponível a área de largada da janela.

Para voltar ao normal, basta arrastar a janela para fora da zona Cinch e tudo voltará à posição anterior. Experimente e verá que com facilidade coloca lado a lado duas janelas para permitir um arrastar e largar ou um copiar e colar.

Preço = 5.99 euros

Download: Cinch

 

2# MeoCloud

É verdade que no ambiente OS X existe a iCloud. Não vamos de todo deixar de usar a cloud da Apple, contudo, queremos algo mais flexível e podemos encontrar isso em vários serviços, como a MeoCloud. Já sabemos que conhecem duas mãos cheias de outras opções, mas este é portuguesa.

E porque usamos um serviço cloud?

Porque necessitamos de manter a nossa informação actualizada em vários computadores e em vários dispositivos e esta simples funcionalidade foi uma dor de cabeça durante muitos anos, mas essa dor de cabeça terminou com a chegada dos serviços cloud com sincronização em multiplataforma.

Desta forma, depois de instalar esta aplicação basta colocar os seus documentos numa pasta da MeoCloud para que esse documento, aquela imagem ou uma música fique armazenado na nuvem e disponível em qualquer momento e em qualquer lugar. Sempre que tiver um computador ou dispositivo móvel conectado à sua conta MeoCloud, os seus ficheiros irão estar sempre actualizados em qualquer dispositivo.

Se quiser partilhar com outras pessoas os seus documentos, também é muito simples, basta partilhar um documento ou uma pasta, para que um link seja criado, link esse que poderá então ser utilizado por terceiros para fazer download do documento ou pasta.

Com esta aplicação nunca foi tão fácil ter os seus documentos actualizados em qualquer momento e em qualquer lugar.

Preço = Gratuito

Download: MeoCloud

 

3# Keka

O Mac OS X não traz nativamente suporte a algumas extensões de compactação e descompactação. Mas isso não quer dizer que não tenha total controlo nesse assunto, aliás, cada vez mais o OS X tem mais e melhores ferramentas de produtividade.

Existem vários muito bons que já falámos no Pplware em vários outros artigos do género, mas hoje vamos falar num que não é gratuito mas vale bem a pena gastar uns trocos nele. O Keka é um compactador de ficheiros para Mac OS X. O seu principal core de compressão é o formato p7zip (uma derivação do 7-zip), contudo, é muito poderoso com todos os seus formatos suportados, como é o caso do 7z, Zip, Tar, Gzip, Bzip2, DMG, ISO.

Para formatos de descompactação esta app suporta RAR, 7z, Lzma, Zip, Tar, Gzip, Bzip2, ISO, EXE, CAB, PAX, ACE (PPC). Acredite que ficará muito bem servido e não terá os problemas que por vezes assolam outras ferramentas gratuitas.

Preço = 1,79 euros

Download: Keka

 

4# Skype

A verdade é que o Mac já traz consigo o FaceTime, uma excelente aplicação para a realização de chamadas de voz e vídeo, e que agora pode sincronizar com o iPhone e fazer e receber chamadas via Wi-Fi, sim é verdade… mas então para que é necessário o Skype?

Porque hoje comunicamos com o mundo e necessitamos de uma ferramenta transversal a qualquer plataforma. O Skype é essa ferramenta que poderá servir um utilizador OS X, Windows, Linux, Android, iOS, Windows Phone… entre outros.

Com o Skype poderá não só realizar chamadas de voz e de vídeo como também partilhar o seu ecrã, transferir ficheiros e enviar tanto mensagens instantâneas como SMS’s. Excelente opção para todo o tipo de comunicações que necessite de fazer, pois também lhe permite realizar chamadas para todo o mundo com tarifas reduzidas.

Preço = Gratuito

Download: Skype

 

5# VLC

Uma das áreas que precisamos também de ferramentas transversais e poderosas é no multimédia, isto por questões de suporte de extensões de vídeo não suportadas nativamente pelo OS X.

O VLC é o canivete suíço das aplicações de reprodução de vídeo. Esta é uma aplicação gratuita e permite aos utilizadores visualizar quase todos os tipos de formato de vídeo existentes. Convertendo mesmo formatos que, por vezes, a maior parte dos reprodutores de vídeo não conseguem reproduzir.

Além do suporte a ficheiros de vídeo, o VLC pode ainda abrir e converter toneladas de formatos de áudio, também reproduzir vídeos do Youtube tendo acesso ao URL do mesmo, assinar podcasts e reproduzir estações de rádio online.

Preço = Gratuito

Download: VLC

 

6# LaunchBar

Esta aplicação é excelente e vai com certeza ajudá-lo no seu dia-a-dia. O LaunchBar indexa e interliga todo o tipo de coisas, sejam elas ficheiros multimédia, contactos, aplicações, marcadores entre muitas outras, permitindo assim que consiga encontrar o que procura de forma muito mais simples e rápida.

Para utilizar esta aplicação basta utilizar a combinação de teclas Command-Escape para abrir o LaunchBar, depois escrever algumas letras presentes no nome do que procura e carregar em Enter para que o documento ou a aplicação seja aberta. Para além disso, o LaunchBar também irá permitir que execute a maior parte das acções do Finder com a utilização de teclas combinadas e percorrer itens que tenha copiado ou cortado recentemente.

Preço = 28 Dólares

Download: LaunchBar

 

 

7# Default Folder

A aplicação Default Folder vai trazer ao seu Mac uma quantidade de eficiência e organização tremenda. Esta aplicação vai facilitar-lhe a vida quando necessita de guardar qualquer documento. Basicamente, quando pretende guardar um documento em qualquer pasta do seu Mac, a aplicação Default Folder vai mostrar-lhe todas as pastas mais recentes sem necessitar de andar à procura das mesmas.

Para além disso, esta aplicação permite-lhe decidir se pretende que determinada pasta apareça ou não nessa lista e ainda decidir se pretende renomear, duplicar ou eliminar algum ficheiro ou pasta, tudo isto a partir da janela de “Guardar Documento”. Com esta aplicação encontrar as suas pastas nunca foi tão fácil, pois a partir deste momento não terá de andar a vasculhar todo o seu disco para ver onde armazenou as suas pastas ou documentos.

Preço = 35 Dólares

Download: Default Folder

 

8# TeamViewer

Agora poderá questionar-se da necessidade de ter uma ferramenta deste tipo. Bom, esta escolha prende-se por duas razões: a primeira porque se é novo neste mundo pode precisar de uma ajuda remota de um amigo e com esta app, sem sair do seu lugar, facilmente um entendido em Macs lhe vai mostrar todo o potencial deste mundo. Assim, sempre que estiver com algum problema poderá ou ser ajudado ou até ajudar alguém.

TeamViewer é uma ferramenta que permite o acesso remoto à sua máquina ou ter acesso remoto a outra máquina sempre com segurança e de forma colaborativa. Permite que sejam transferidos ficheiros e que possa manter constantemente uma conversa pelo chat da app.

Além disso, pode usar esta ferramentas para trabalhar em várias plataformas, remotamente, a partir do seu Mac, sem qualquer problema, até mesmo ter acesso a um Android ou a um computador com Linux… tudo de forma muito fácil e com suporte de teclas auxiliares.

Preço = Gratuito

Download: TeamViewer

 

9# 1Password

Cada vez mais a sua segurança na Internet é importante, aconselhando mesmo os especialistas que crie uma palavra-passe forte e segura para cada serviço que utilizar. Mas conseguir lembrar-se de todas é com certeza uma tarefa difícil.

É aqui que esta excelente aplicação aparece, com a 1Password você poderá criar as suas palavras-passe de forma aleatória e com as regras impostas por cada serviço, sendo posteriormente todas as suas palavras-passe armazenadas com toda a segurança. Para além disso, esta aplicação tem ainda um plugin que funciona com o navegador Web Chrome, Safari e Firefox, podendo invocar a aplicação quando está a entrar em determinada página da Internet.

Com esta aplicação nunca mais se irá esquecer da palavra-passe para entrar nos seus serviços online.

Preço = 50 Dólares

Download: 1Password

 

10# AirFoil

Esta é uma fantástica aplicação para utilizadores que sejam apaixonados por multimédia, mais especificamente por música e por vídeo. Todos os utilizadores de dispositivos da Apple, com certeza, que conhecem o AirPlay, um dos melhores serviços alguma vez criados pela empresa de Cupertino. Mas o AirPlay tem uma limitação, este sistema tem um limite de dispositivos que podem ser ligados.

É aí que entra o AirFoil. Esta aplicação permite as mesmas funcionalidades que o AirPlay sem qualquer tipo de limite, podendo encaminhar os seus ficheiros multimédia para dispositivos como o AppleTV ou até mesmo o AirPort Express.

Preço = 25 Dólares

Download: AirFoil

 

Estas são apenas algumas sugestões e gostaríamos de aumentar a nossa lista com a vossa ajuda, se acham que existem outras aplicações que poderiam também figurar nesta lista, partilhem connosco. Ficamos à espera das vossas sugestões.

Exit mobile version