Pplware

Wiko Fever, as primeiras impressões

Foi em Outubro que a Wiko revelou três novos smartphones: o Wiko Fever e os Wiko Pulp e Pulp Fab. Estes novos smartphones são a aposta da marca para esta época de Natal.

Ao Pplware já chegou o Wiko Fever e hoje damos-lhe a conhecer alguns pormenores deste smartphone que prima pelo excelente design e pelo bom desempenho.

Características Gerais

O Wiko Fever é um smartphone Dual SIM LTE (2x microSIM) com ecrã IPS de 5,2″ FullHD. Tem um SoC MT6753 da MediaTek com CPU octa-core Cortex-A53 a 1,3 GHz. Está disponível nas versões de 2 GB e 3 GB de RAM e 16 GB armazenamento interno, expansível através de cartão micro SD.

Vem com o Android na versão 5.1 Lollipop com a interface desenhada pela marca para os seus smartphones, a mesma interface já conhecida de modelos como o Wiko Ridge ou o Wiko Highway Pure.

 

Na caixa

Assista ao vídeo seguinte para conhecer em pormenor o conteúdo da caixa:

 

 

Design

A Wiko, desde sempre, tem conseguido criar equipamentos que se destacam pelo design e que, sobretudo, acompanham as preferências do mercado. Este Fever não é excepção.

As dimensões são muito bem conseguidas face ao ecrã que suporta, sendo elas de 148 x 73,8 x 8,3 mm, com um peso de 143 g. O ecrã 2.5D (de bordas arredondadas) dá-lhe um acabamento de requinte que é acompanhado pelas laterais em metal boleado douradas e pela capa traseira em plástico a imitar pele.

Na lateral direita encontram-se os botões de Volume e Power, em baixo o microfone e a porta microUSB, e em cima a porta de áudio de 3,5 mm. Na frente, a cima do ecrã, encontra-se a câmara de 5 MP, o altifalante, os sensores habituais e um flash LED. Abaixo do ecrã não existe qualquer botão, mas podia haver, já que há espaço físico a mais. Na traseira, encontra-se a câmara de 13 MP, o flash LED e o altifalante, em baixo.

 

Interface, aplicações e funcionalidades

Tal como já foi referido, o Wiko Fever vem com a versão 5.1 do Android Lollipop com uma interface distinta da de um Android Puro, tal como já apresentou em modelos anteriores.

Os ícones das aplicações têm formas próprias, são redondos e de cores vivas. Não existe menu de aplicações, onde aqui tudo é organizado pelo utilizador utilizando vários ecrãs de Homescreen existentes. Esta é já uma forma de organização comum entre muitos modelos de smartphones no mercado. Todas as outras definições são as comuns de qualquer Android.

Vem com o conjunto de aplicações da Google, uma aplicação de meteorologia, traz um calendário, Rádio FM, vem com a app Clean Master e ainda outras aplicações comuns.

anterior próxima

 

Desempenho

O tempo de utilização do Wiko Fever não foi ainda suficiente para tecer conclusões relativamente ao desempenho do smartphone. Inicialmente notei algum atraso numa primeira utilização, que deixou de ocorrer assim que foi feita uma primeira actualização ao sistema.

Ainda assim, nesta fase de utilização, foi executado o benchmark AnTuTu com o qual foi obtida uma pontuação de 34162, um valor muito próximo de smartphones como o Huawei P8 lite, o InnJoo One 3G HD, o Xiaomi Mi 4i, ou até mesmo do UMI Iron, pelo que o desempenho deverá ser semelhante.

 

Câmaras

O Wiko Fever tem uma câmara principal de 13 megapíxeis e uma secundária de 5 megapíxeis, ambas equipadas com um flash LED, onde a câmara principal permite gravar vídeo a 1080p.

A aplicação da câmara tem vários modos de captura disponíveis: modo normal; profissional; panorama; “cara bonita”; HDR; desporto e; captação dupla.

Como exemplo, deixamos algumas fotografias captadas pelo Wiko Fever:

 

Considerações finais

O primeiro contacto com o Wiko Fever foi bastante positivo. A Wiko mostrou, mais uma vez, que é capaz de criar um smartphone que se distingue pelo design e que alia a isso bom hardware.

Não foi ainda possível perceber como é que a bateria Li-Po de 2900 mAh se comporta, mas é expectável, tendo em conta a experiência com outros smartphones da marca, que seja capaz de superar um dia inteiro de utilização sem problemas.

A qualidade de ecrã é bastante boa, já que tem uma resolução de 1080 x 1920 píxeis, e as cores e a definição estão bastante bem conseguidas.

O Wiko Fever pode ser adquirido por um preço médio de 242,45€ em Portugal.

Exit mobile version