O desafio está lançado, agora cada um de nós tem de saber viver com a tecnologia intimamente ligada às nossas rotinas. Mas o conceito de tecnologia que serve o homem está cada vez mais apurada e são pequenos gadgets que ajudam à qualidade de vida, seja no campo médico, no desporto e até nas lides da casa.
Deebot 7 é esse desafio que nos foi proposto, mostrar até onde um aspirador pode ser tão evoluído que não precisamos de nos preocupar com a sua acção. Programamos o robô, fechamos a casa e quando voltamos, no fim de um dia de trabalho, está tudo limpo. São as maravilhas tecnológicas… e este é 3D.
O primeiro contacto que tivemos com este tipo de tecnologia já foi há uns anos e de lá para cá os aspiradores autónomos evoluíram significativamente e, como já podemos provar, a Ecovacs é a prova que se podem produzir equipamentos que já nos mostram um pouco do que será o futuro da Internet das Coisas, neste caso é a Inteligência das Coisas a funcionar.
Este “pacote” que acompanha o DEEBOT 7 é digno de referência, é rico em possibilidades e não é apenas mais um aspirador, este é um completo kit de autonomia para que nem o depósito cheio, que normalmente faz parar os aspiradores deste tipo, possa parar o Deebot, já vamos saber porquê.
Conhecer o DEEBOT 7
Características
Tipo de Bateria – 2500 mAh
Tempo de carregamento (carga completa) – 3 a 4 Horas
Nível de ruído – <60 dB
Outros – 2x Escovas laterais
Dimensões – 336 x 336 x 96 mm
Peso – 3,1 Kg
Sensores Anti-Queda – Sim
Limpeza 3D – Sim
Função Alerta – Sim
Detecção Sujidade Inteligente – Sim
Sensores Detecção Sujidade – Sim
Esvaziamento Automático – Sim
Programação – 1x
Modos de limpeza – Auto, Intensivo, Spot, Extremidade
Limpar com Escova Principal – Sim
Comando à Distancia – Sim
Filtros – HEPA
Solução de Limpeza 3D
O equipamento vem referenciado como sendo o primeiro sistema de limpeza 3D a nível mundial, quer isto dizer, e é uma característica só por si que se destaca de todos os concorrentes, que não tem saco nem depósito que tenha de ser constantemente limpo pelo utilizador. O sistema Deebot 7 combina um fantástico robot de limpeza de chão com aspirador manual sem saco.
A base, que recebe o robô, além de o recarregar, também esvazia o seu depósito do lixo que limpou das superfícies que esteve a aspirar, quando voltar ao serviço, está sem qualquer lixo no seu depósito.
Esta tecnologia, Tecnologia de Esvaziamento Automático, só por si é garantia de maior autonomia do equipamento.
O que traz o Ecoavas DEEBOT 7?
O produto Deebot 7, neste caso em concreto que estamos a testar é a versão DEEBOT 79, vem equipado com o seguinte conjunto de acessórios:
1 – Aspirador robô
1 – Aspirador mão com Tecnologia ciclone
1 – Basse carregador
1 – Base manual para aspirador de mão
1 – Carregador
1 – Varinha telescópica
1 – Escova de tecto e chão
1 – Controlo remoto
1 – Escova de boquilha
1 – Kit de limpeza escova rotativa
1 – Parede virtual
1 – Escova pequena
1 – Mangueira
4 – Escovas laterais
Manuais de instrução
Como podemos ver, o DEEBOT 7 inclui uma ampla variedade de acessórios. O centro Supersonico pode facilmente ser convertido num aspirador manual. Com isto e com as variadas possibilidades, pode limpar facilmente todas as superfícies. Mas as novidades não se ficam por aqui, há mais.
Sensores Anti Queda
Para quem tem vários pisos em casa e quando mostramos este tipo de gadgets domésticos, a primeira pergunta que fazem é se não podem cair pelas escadas abaixo, se nas varandas não passam dos limites, isto porque podendo trabalhar sem vigilância, ou há mecanismos que os detenham ou poderia haver problemas.
Mas não é o caso destes dispositivos em geral. Neste caso em particular, o DEEBOT 79 tem um sistema bem desenhado de sensores, são 10 grupos de Sensores Anti-Colisão que além de vigiarem as áreas na sua frente, de forma macia no seu para-choques, vigiam também o chão… ou a falta dele (se houver diferenças de altura até mais de 8 cm – em escadas ou desníveis do chão), fazendo recuar quando não pode avançar. O sistema é bastante apurado, quando os sensores detectam um obstáculo, um sinal é enviado para o “cérebro” do DEEBOT 79 para abrandar, mudar de direcção e seleccionar um trajecto de limpeza novo.
Este equipamento adapta-se aos espaços onde está a operar, quando está, por exemplo, num pequeno hall de entrada, automaticamente, muda para um padrão de limpeza “zig-zag” para uma máxima cobertura e depois muda para o modo anterior e continua a limpar.
Em conclusão:
Estes são os pontos fundamentais que deve reter nesta primeira abordagem: o conjunto que acompanha o robô aspirador, a qualidade do equipamento que permite uma maior durabilidade, as tecnologias inteligentes que aumentam o desempenho de limpeza, como é o caso da aspiração automática do deposito do lixo do robô, o baixo nível de ruído que produz e a componente preço qualidade.
Este equipamento da Ecoavas é representado em Portugal pela Ideias Marcianas e encontra-se à venda no mercado nacional pelo preço de 499 euros.
Em breve vamos apresentar uma análise pormenorizada deste equipamento no seu ambiente de acção. Fiquem atentos!